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As importações nacionais de óleo diesel se aceleraram no mês de outubro. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) chegaram aos portos do país um pouco menos que 1,2 milhão de m³, o que representa um aumento de cerca de 7,1% sobre o volume do mês anterior. Com isso, a parcial do ano foi para 11,4 milhões de m³, apontando para uma queda em relação aos dois anos anteriores.
Nos últimos dois anos as importações brasileiras deram um salto e tanto. Em 2021 foram 14,2 milhões de m³ e 15,7 milhões de m³ no ano passado.
Caso as importações se mantenham dentro da média mensal, o ano deverá fechar com 13,7 milhões de m³, confirmando este como o terceiro maior no histórico.
Segundo a consultoria StoneX a queda nas importações tem sido provocada por dois movimentos distintos. Por um lado, a Petrobras tem buscado aumentar a produção do derivado em suas refinarias. O aumento da mistura de biodiesel de 10% para 12% ocorrida em abril também desloca parte dos volumes que teriam que ser importados.
Custo em alta
O custo para manter o mercado nacional abastecido foi de US$ 948 milhões — em reais, esse valor fica em R$ 4,8 bilhões — o que faz deste o mês mais caro para as aquisições externas desde março quando o país havia importado aproximadamente 1,7 milhões de m³ de óleo diesel.