Fonte: DCI | Negócios
As importações brasileiras de etanol seguem elevadas e podem alcançar patamares históricos, segundo a consultoria Datagro. Em janeiro, as importações totalizaram 160,3 mil metros cúbicos (m³), alta de 371% na comparação com o mesmo mês em 2016.
De acordo com a Datagro, 11 navios são aguardados para desembarcar 181,9 mil m³ de etanol em fevereiro, a maior quantidade importada em um mês. Além disso, brokers indicam que alguns traders encontram-se em negociação para a fixação de mais sete navios, correspondendo a um volume de 132 mil m³, que devem chegar ao Brasil ainda este mês.
Caso as negociações se concretizem, as aquisições do biocombustível podem chegar a níveis recordes. A quantidade importada deve atingir a marca de 313,9 mil m³, o maior volume dos últimos 10 anos.
As importações seguem com bom ritmo, apesar da alta no valor do frete marítimo para o transporte do etanol americano para os portos do Norte e Nordeste do Brasil.
Os valores na rota Houston-Norte Nordeste cresceram 5,43% em um mês, passando de US$ 46 por m³ para US$ 48,50 por m³ para carregamentos de 10 mil m³. /Datagro