Poder 360
Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, serão ouvidos pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na próxima 3ª feira (12.jul.2022). O tema é a política nacional de preços e abastecimento de combustíveis. A reunião está agendada para às 9h.
O evento será interativo. Cidadãos podem enviar perguntas e falas pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal eCidadania. As mensagens enviadas podem ser lidas e respondidas pelos senadores e pelos ministros.
A audiência pública atende 2 requerimentos da comissão. O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) requereu a convocação de Paulo Guedes para explicar o anúncio do aumento dos preços dos combustíveis.
A Petrobras anunciou o último reajuste em 17 de junho. Os novos valores para a gasolina e o diesel passaram a valer no dia seguinte. O aumento percentual da gasolina foi de 5,18%. Já o do diesel foi de 14,26%.
O requerimento foi aprovado na comissão em 20 de junho. Em matéria correlata, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) propôs a convocação de Adolfo Sachsida para esclarecimentos sobre as medidas planejadas para assegurar o abastecimento de combustíveis à população.
A discussão dos requerimentos na CAE, em 20 de junho, foi marcada críticas de senadores à política de preços dos combustíveis. A comissão atendeu sugestão do senador Esperidião Amin (PP-SC) e transformou as convocações em convites.