A Petrobras sobe 5,6% o preço da gasolina nas refinarias, a partir de hoje (05/04). Com este aumento, o preço da gasolina atinge o maior nível dos últimos 5 meses, passando a ser comercializada pela refinaria para as distribuidoras por R$ 1,9354 (litro), sem os impostos (ICMS, Cide, PIS e Cofins), o maior valor desde 30 de outubro de 2018. De acordo com dados do Sindicombustíveis Bahia, a variação de aumentos da gasolina é de 31% em apenas 63 dias.
“Essa política de preços implantada pela Petrobras vem massacrando o empresariado e o consumidor”, declara o presidente do sindicato, Walter Tannus Freitas. Ele acrescenta que “os donos de postos de combustíveis vêm sofrendo com a redução do consumo e do volume de vendas, enquanto os consumidores tentam economizar ao abastecer para adequar o orçamento familiar. Não há a mínima preocupação com o consumidor e o mercado de combustíveis”.
Segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos primeiros três meses deste ano, o preço médio da gasolina comum nos postos do Brasil subiu apenas 0,4%, enquanto nas refinarias foi registrado avanço de 21,5%. “Difícil continuar sobrevivendo a essa nova política voraz da Petrobras. Muitos postos já foram engolidos e muitos outros terão que lutar para não serem devorados”, comenta Tannus.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicombustíveis Bahia / AC Comunicação