Gasolina E30: Brasil dá mais um passo rumo à transição energética

Petróleo sobe 1% com clima nos EUA e na Europa impulsionando demanda por combustível
10/01/2025
IBP reforça que subsídios de único agente podem prejudicar competitividade do etanol
10/01/2025
Mostrar tudo

O Tempo

O Brasil está mais próximo de ter uma nova gasolina nos postos de abastecimento. O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou o início dos testes da gasolina E30, que terá 30% de etanol em sua composição, um aumento em relação aos atuais 27,5%.

A iniciativa, que conta com a participação de diversas entidades do setor automotivo e de biocombustíveis, como Anfavea e Unica, pretende avaliar a viabilidade e o impacto da nova mistura nos veículos.

Os testes serão realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia e coordenados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O que será testado?

Os testes com a gasolina E30 abrangerão diversos aspectos, como o desempenho do veículo, em que será avaliada a dirigibilidade, aceleração, consumo e emissão de poluentes.

Além disso, serão analisados os efeitos da nova mistura nos componentes do motor e do sistema de combustível. A gasolina E30 promete reduzir as emissões de gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

Cronograma e próximos passos

Os testes terão início em janeiro e devem ser concluídos em fevereiro. Caso os resultados sejam positivos, a nova gasolina E30 poderá chegar aos postos de abastecimento a partir de abril.

A introdução da gasolina E30 faz parte da Lei do Combustível do Futuro, que estabelece metas mais ambiciosas para a utilização de biocombustíveis no Brasil.

(AUTOTEMPO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *