Fonte: Jornal da Mídia | BA
O novo reajuste da Petrobras equivale a R$ 0,05 por litro da gasolina na refinaria e deverá impactar no preço final do combustível, na bomba. O terceiro aumento deste mês de agosto acompanha a elevação do petróleo e do dólar, que está em alta nos últimos dias em decorrência da guerra comercial entre EUA e China. O primeiro reajuste, no início do mês, foi de 4%, e o segundo foi de 6% ou R$0,10 por litro, no dia 16.
Entre o último reajuste e o desta quarta-feira (28), quando passa a vigor o terceiro aumento da gasolina, o dólar subiu 3,5% em relação ao Real e o preço do petróleo teve alta de 2,3%. Não sofreu alteração o preço do diesel
O presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, ressalta que o repasse do preço nas bombas depende da negociação comercial entre os revendedores de combustíveis e as distribuidoras.
"A gasolina sai da refinaria custando 30% do preço na bomba, aí incidem mais 50% de impostos, etanol e margens dos postos”, comentou, acrescentando que o mercado é livre e competitivo, cabendo a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os reajustes da Petrobras.