A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou, ontem (18), uma audiência pública para debater o aumento do percentual de biodiesel no diesel fóssil, que em 1º de abril passou de 10% para 12%. A audiência aconteceu em função de um requerimento apresentado pelo deputado Zé Trovão (PL-SC), um caminhoneiro que foi eleito para o cargo no ano passado.
“Não temos nada contra o biodiesel, mas não adianta o país estimular algo que está prejudicando toda a cadeia”, ponderou. “Até mesmo um remédio em dose maior se torna um veneno. Eu mesmo já fiquei parado na estrada por causa de um filtro entupido”, completou o deputado.
O presidente da Fecombustíveis, James Thorp Neto, enumerou os diversos problemas enfrentados pelo ecossistema do biodiesel, que afetam tanto os consumidores quanto os postos revendedores. “Quando um caminhoneiro ou transportador tem algum problema com o combustível, não vai reclamar ao produtor nem à distribuidora. O posto é que acaba sendo penalizado com a imagem de que o produto não é de qualidade”, pontuou.
Thorp também mencionou outros aspectos que fazem com que o biodiesel não seja tão eficiente do ponto de vista ambiental. “É verdade que o biocombustível emite menos CO2, mas a mistura diesel/biodiesel tem menor eficiência energética, o que aumenta o consumo e, consequentemente, as emissões. Além disso, todas as peças de veículos e bombas danificadas por causa do produto precisam de descarte ambientalmente correto, assim como as borras e depósitos formados nos tanques. Então, a questão ambiental precisa ter um olhar mais amplo, considerando todos os problemas da cadeia”.
O presidente da Fecombustíveis ainda lembrou questões mais sérias, que ocorrem com geradores e equipamentos agrícolas que permanecem parados por períodos maiores. “A deterioração do biodiesel afeta diretamente todas as empresas, condomínios, hospitais, entre outros empreendimentos que dependem de geradores, que são acionados justamente em situações de emergência”, ressaltou.
Autor/Veículo: Assessoria de Comunicação da Fecombustíveis