(Reuters) – A petroleira norte-americana ExxonMobil anunciou nesta quarta-feira que Juan Lessman assumirá o cargo de presidente da companhia no Brasil, em substituição à executiva Carla Lacerda, que se aposenta depois de 35 anos na empresa.
A mudança no comando vem em momento em que a Exxon tem ampliado sua presença no Brasil, depois de ter arrematado concessões para exploração de óleo e gás em licitações promovidas pelo país nos últimos anos.
O novo CEO no país é funcionário da ExxonMobil há mais de 22 anos e já ocupou posições de liderança nos EUA, segundo a empresa. Mais recentemente, ele havia sido designado como executivo de projeto para o campo de Bacalhau, operado pela Equinor, no qual a empresa tem participação.
Em nota, Lessman destacou o potencial dos “valiosos ativos” da companhia no Brasil, que incluem não só negócios em exploração e produção de petróleo e gás, mas também produtos químicos.
Atualmente, a companhia tem aproximadamente 1.600 funcionários no país, incluindo operações da área de químicos, em São Paulo; exploração e produção, no Rio de Janeiro; e em um centro global de negócios no Paraná.
Nas operações de óleo e gás, a companhia tem participação em 28 blocos offshore, sendo 17 como operadora. A Exxon disse que investiu 4 bilhões de dólares na aquisição dos ativos que compõem o portfólio local.