Muita Informação
Motoristas devem fazer a verificação frequente do sistema instalado e apresentar o Selo de Vistoria Anual
Uma recente explosão em um posto de combustíveis localizado no bairro Stiep, em Salvador, fez acender um alerta para as medidas de segurança que devem ser observadas nestes espaços, sobretudo, em relação ao abastecimento com Gás Natural Veicular (GNV).
De acordo com o conselheiro da Câmara de Engenharia Química do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), o professor Luciano Hocevar, a incidência de explosões envolvendo gás veicular e outros tipos de combustíveis nos postos é muito baixa, mas ele ressalta que é preciso seguir as recomendações dos distribuidores e fabricantes para evitar acidentes.
“Os cilindros para GNV e seus componentes como redutores de pressão, válvulas de alívio e de excesso de fluxo e sistema de ventilação, são criteriosamente projetados para a segurança do uso do GNV. Portanto, seu uso é seguro, se for utilizado de acordo com as medidas de segurança recomendadas pelos fabricantes e distribuidores do combustível”, afirma o engenheiro químico que também é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Entre as medidas de segurança no abastecimento do carro, o secretário executivo do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-BA), Marcelo Travassos, destaca que é preciso desligar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, os ocupantes devem sair do veículo e ficar a uma distância segura de cinco metros, abrir o capô do motor e porta-malas.
Travassos chama atenção para a importância dos motoristas fazerem a verificação frequente do sistema instalado e apresentar o Selo de Vistoria Anual, “que é obrigatório e deve estar afixado no para-brisa do veículo ou de posse do condutor”, pontua Travassos.
Além disso, para a segurança dos funcionários dos postos e motoristas de veículos, Marcelo diz que a Norma Regulamentadora (NR20), que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis, determina que os postos de combustíveis devem fazer treinamentos constante com os frentistas.
“Caso não façam, recebem sanções previstas na própria Norma Regulamentar. O Sindicombustíveis, em parceria com o Sinposba e a Bahiagás, independente da obrigatoriedade do treinamento da NR 20 imposta aos postos, faz cursos de treinamento em Operação Segura no Abastecimento de GNV, como o realizado em 2019”, explica o representante do Sindcombustíveis.
O engenheiro químico, Luciano Hocevar elaborou algumas dicas necessárias para evitar acidentes e fazer a conversão e abastecimento em segurança.
CUIDADOS COM A CONVERSÃO:
. Só converter o carro em oficina homologada pelo Inmetro;
. Exigir da convertedora a nota fiscal, o Certificado de Registro de Instalador (CRI), emitido pelo Inmetro para fazer o registro de conversão do Detran, o(s) Laudo(s) de Certificação do(s) cilindro(s) e atestado da qualidade do instalador registrado;
. Fazer as revisões periódicas do kit e cilindro;
. Não instalar peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência
desconhecida;
. Não utilizar tubos de cobre. Na instalação, exija tubos de aço.
CUIDADOS COM O CILINDRO
. Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR 12790 ou ISO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados;
. Jamais permita soldas nos cilindros, pois esse é um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível.
CUIDADOS NO ABASTECIMENTO
. Desligar o motor, o rádio e o telefone celular;
. Apagar os faróis;
. Freiar o veículo;
. Não fumar;
. Exigir sempre aterramento para o veículo;
. Certificar-se que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de sair com o veículo.
PRESSÃO DE ABASTECIMENTO
. Nunca ultrapassar 220 kgf/cm2;
. O kit e os cilindros são dimensionados para suportar pressão máxima de 220 kgf/cm2;
. Pressão acima desse limite pode causar acidente.