Fonte: Udop
Em algumas cidades do Brasil está valendo a pena abastecer o carro com etanol. Além do custo mais baixo, o uso do álcool como combustível tem outras vantagens. Mas também pode provocar alguns perrengues. O AutoPapo ensina como dribá-los.
1. Carro flex pode usar etanol a qualquer momento e em qualquer quantidade!
Isso é um mantra no AutoPapo, embora muitos ainda insistam em discordar. Nos carros com motor flex, você pode abastecer com etanol ou gasolina, a qualquer momento e em qualquer proporção. O que isso significa? Que se o tanque do seu automóvel tiver gasolina no tanque, você não precisa esperar ele esvaziar para abastecer com etanol. Se encontrar o combustível com um preço bom, pode encher o tanque!
2. Dificuldade de partida no frio?
Carro abastecido com etanol tem mais dificuldade em dar a partida de manhã em dias frios, principalmente os mais antigos, que ainda utilizam o tanquinho auxiliar. Em modelos mais modernos, este arcaico sistema já foi substituído por outras tecnologias.
Isso acontece, pois é mais difícil o combustível vaporizar em temperaturas mais baixas. Uma solução prática é adicionar 30% de gasolina ao etanol que estiver no tanque. Ele é o suficiente para que o motor funcione mesmo nas temperaturas mais baixas, pois o percentual acrescentado de gasolina ao álcool dispensa o tal do tanquinho.
3. Confira se o tanquinho tem gasolina
Você prefere continuar usando o tanquinho? Sem problemas! Então confira se tem gasolina nele. O ideal é o uso de alguma gasolina premium (Podium da Petrobras, por exemplo). Ela tem uma grande vantagem: demora mais para envelhecer. Se isso ocorrer, ela não auxiliará na partida. Ela é mais cara sim, mas a quantidade necessária é pequena.
4. Etanol dispensa o uso de aditivos
O aditivo tem justamente a função de ser uma espécie de "detergente" no motor. Ele tem elementos químicos que evitam a formação de depósitos carboníferos e mantêm limpa a câmara de combustão. Estes depósitos ficam incandescentes em elevadas temperaturas e provocam a auto-ignição ("batida de pino"), que prejudica o funcionamento e pode até danificar o motor.
O álcool tem um percentual de carbono é muito inferior (cerca de apenas 1/3) em relação ao da gasolina. Ora, se o teor de carbono do etanol é muito baixo, a possibilidade de formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão é quase nenhuma. Ou seja: etanol com aditivo não faz mal, mas é dispensável.
5. Etanol proporciona mais desempenho
O etanol tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo com ele é maior.
6. Quando o álcool vale a pena?
Se você tem um carro flex e fica em dúvida entre abastecer com álcool ou gasolina em função do preço relativo destes dois combustíveis, a regrinha prática que foi estabelecida há muitos anos é: se o etanol custar até 70% do preço da gasolina, vale mais a pena usar o derivado da cana. Porém, pesquisas indicaram que com o desenvolvimento dos motores e do próprio etanol, já existem controvérsias em relação a esse percentual de 70%, pois já se comprovaram vários casos em que o etanol pode custar até 75% da gasolina e continuar valendo a pena. A dica é você abastecer seu carro com os dois combustíveis e verificar qual a diferença de consumo de um para outro.