Em alguns postos de combustíveis da capital baiana e no interior do estado, o valor do litro da gasolina já ultrapassa R$ 8.
O mês de março registra novo aumento no preço da gasolina e do diesel na Bahia. Em alguns postos de combustíveis da capital baiana e no interior do estado, o valor do litro da gasolina já ultrapassa R$ 8.
Em entrevista ao Bom Dia Feira na manhã desta terça-feira (08), o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, a situação tem ligação direta com a guerra entre Rússia e Ucrânia, e consequente aumento no preço do barril do petróleo.
‘Somente este ano, tivemos cinco reajustes no preço dos combustíveis e, paralelo a isso, há a questão do congelamento do preço do ICMS, o que não vem sendo feito. Ontem, o preço do barril chegou a bater 138 dólares, é imprevisível o que vai acontecer, devemos sim estar preparado para o pior, mas não podemos aceitar que uma companhia sozinha evite esse preço’, explica.
A Acelen, atual operadora da Refinaria Mataripe, informou que os preços dos produtos produzidos pela refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado. De acordo com o presidente, o sindicato entrou com uma ação, questionando o poder da operadora neste caso.
‘Temos que ter um maior esclarecimento sobre a operação da Acelen na Refinaria. Ontem tivemos uma reunião na secretaria da Fazenda que acendeu uma luz no final do túnel, da secretaria finalmente discutir sobre como ocorre esse cálculo, o que era para ter tido uma prioridade maior’, relata.