Fonte: ASCOM Minaspetro
Toda empresa precisa adotar procedimentos para verificar como os funcionários desenvolvem as atividades no dia a dia. Por isso, um posto de combustível pode perfeitamente implantar uma avaliação de desempenho.
Essa iniciativa permite analisar o comportamento de um colaborador ou de um grupo de empregados. Além disso, quando é aplicada de maneira correta, possibilita a comunicação mais direta entre os funcionários e os gestores.
Neste post, destacamos a relevância dessa ação para um posto de combustível e as medidas ideais para que proporcione bons resultados. Confira!
Entenda a importância da avaliação de desempenho
De que maneira uma empresa pode conhecer as características dos seus funcionários? Uma boa alternativa é usar um procedimento que verifique como eles se comportam diante dos colegas de trabalho e dos clientes.
Com uma ferramenta de avaliação de desempenho, é possível medir uma série de fatores. Entre eles:
• o alinhamento do empregado à cultura organizacional;
• sua capacidade de comunicação;
• sua contribuição para atingir as metas da empresa;
• seus pontos fortes;
• os aspectos que precisam ser desenvolvidos.
Com isso, ela ajuda, inclusive, a encontrar profissionais com potencial para exercer cargos de liderança. Empresas com colaboradores que sabem engajar a equipe têm mais chances de atingir um rendimento de alto nível, o que é ótimo para expandir os lucros.
Pense no melhor método para aplicá-la
Não basta adotar um recurso para avaliar os funcionários, é preciso escolher a melhor forma de implantá-lo. Isso porque, a depender do método utilizado, pode haver atrito entre os empregados. Essa situação prejudica o ambiente de trabalho e o rendimento da equipe.
Por isso, é recomendável ter muito cuidado para escolher o método de avaliação de desempenho. Atualmente, há várias opções:
• autoavaliação: o próprio funcionário analisa como tem contribuído para a companhia e cita seus pontos fortes e fracos;
• escala gráfica: o gestor utiliza uma tabela montada previamente e avalia o rendimento do funcionário como excelente, bom, regular ou insuficiente;
• avaliação 180º: os empregados são avaliados pelos gestores, que devem interagir com a equipe para mostrar os resultados;
• avaliação 360°: o funcionário é avaliado por colegas de trabalho, consumidores, gestores e os principais dirigentes da empresa;
• avaliação por competências: verifica como o funcionário se comporta de acordo com competências consideradas importantes para a organização.
Inegavelmente, há muitas alternativas para analisar como os colaboradores desempenham suas atividades. O importante é escolher o método mais adequado para seu posto de combustível.
Tenha foco na periodicidade
Se a avaliação de desempenho for usada uma única vez, não vai se tornar um hábito no estabelecimento. Por isso, é essencial determinar uma periodicidade para a sua ocorrência: pode ser trimestral, semestral ou anual, por exemplo.
O ideal é fixar um intervalo que permita fazer uma análise correta da postura do empregado e que dê a ele tempo hábil para uma melhora no rendimento. Caso isso seja feito, a avaliação será bastante útil para a organização se tornar mais competitiva.
Avalie os colaboradores de acordo com o cargo
Uma boa avaliação de desempenho deve ser justa. Há funções em que aspectos como a liderança, a comunicação e a flexibilidade têm peso maior. Por outro lado, há cargos em que o cumprimento de prazos e o comprometimento são mais valorizados.
Por isso, é imprescindível que a avaliação não seja rígida. Em outras palavras, valorize os pontos mais importantes em cada função, de acordo com as atribuições. Assim, os profissionais serão analisados de forma mais justa e inteligente.
Independentemente do porte da empresa, aplicar um método para analisar a equipe é indispensável para ter resultados mais expressivos. Não adotar a avaliação de desempenho é um erro grave no mundo corporativo, porque provoca acomodação e ausência de foco na melhoria contínua.
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