Fonte: Auto Esporte
O estado Califórnia, nos Estados Unidos, pode proibir a comercialização de veículos novos com motores a combustão a partir de 2040. Tudo depende de um projeto de lei apresentado esta semana que aguarda a aprovação na câmara estadual. Caso entre em vigor, a medida afetará automóveis, caminhões e ônibus alimentados por combustíveis fósseis.
Para o autor do planejamento, o democrata Phil Ting, nós chegamos em um momento histórico em termos de mobilidade urbana onde teremos que inevitavelmente lidar com a questão das emissões nocivas causadas pelas mudanças climáticas no planeta.
A medida é polêmica, mas está longe de estar sozinha. A China já comunicou suas inteções de banir a fabricação de carros a combustão até 2040, assim como França e Reino Unido. Outros países estudam adotar exclusivamente veículos de motorização elétrica até 2032.
Se a medida virar lei, todos os veículos de passageiros vendidos na Califórnia, a partir do dia 1° de janeiro de 2040, deverão sair de fábrica emitindo nívle zero de CO². A região é a que mais vende carros no país atualmente, mais até do que muitos países menores.
O projeto prevê não só eliminar grande parte das emissões de CO² da costa oeste dos Estados Unidos, como também ajudar o Estado a reduzir suas emissões em 80%, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.