Prestes a completar 30 anos, a marca quer acelerar sua presença nos 8.000 postos de combustível da Vibra e quem sabe nas parcerias fora posto! O desafio é muito grande.
Por Roberto James
Após uma rápida reestruturação com a saída das Americanas a rede de lojas de conveniências BR Mania tem como objetivo dobrar o número de unidades em postos Petrobras. conhecendo o mercado que a cabeça do revendedor em relação ao sistema de franquias, vemos que esse desafio é realmente muito grande.
O momento é de mudanças no segmento de lojas de conveniência saindo daquela tríade gelo-cigarro-bebida, passando para o foodservice, assim vemos um amadurecimento do setor apostando em ofertas e serviços mais completos aos consumidores, como exemplo podemos citar a chegada da gigante OXXO que já inaugurou mais de 500 lojas apenas no estado de São Paulo.
O consumidor mais exigente reflete em operadores de lojas mais completos, conhecedores do mercado e do papel do cliente no processo de decisão de compra. A BR mania cogitou abrir lojas de rua, mas esse plano realmente nunca saiu do papel, a esperança era a joint venture criada com as Americanas para pegar sua expertise e juntar a esse mercado. Por tudo o que aconteceu acabou não dando certo.
A BR Mania está prestes a completar 30 anos de existência e a marca quer crescer de forma exponencial sua presença nos mais de 8000 postos de combustíveis que ela tem no que chama sua casa essa nova estratégia ousada terá algumas barreiras pela frente como as altas taxas de franquia e as dificuldades de logística enfrentadas pelas empresas operadoras de lojas de conveniência.
Um outro ponto fundamental é que dado a forma como as lojas de conveniência chegaram ao Brasil e se destacaram no mercado de varejo com preços altos ao consumidor o que refletiu em tabelas diferenciadas dentro da indústria do fornecimento de insumos e produtos. esse é um dos grandes carros do segmento que é preciso ser enfrentado pelo mercado.
Não é competitivo uma loja de conveniência adquirir produtos numa disparidade enorme com os outros players do varejo. É claro e evidente que aqui no mercado de varejo, o volume pesa fundamentalmente no processo de precificação, mas o que ocorre atualmente, nessa relação entre indústria e lojas de conveniência, é uma precificação que quase chega a dobrar comparando com os preços de venda dos supermercados tradicionais.
A Vem conveniência, empresa gestora das lojas BR mania, entendi essas dificuldades está estudando uma forma de melhorar o sistema de franquia para os postos de combustíveis de forma a se tornar mais atrativo o negócio para o revendedor. essa estratégia tende a dar certo caso se consiga o modelo de negócio ganha-ganha, além de resolver as questões com a logística e precificação dos produtos.
Você sabia que a plataforma PROMOFLEX pode ajudar seu negócio a se comunicar diretamente com o cliente proporcionando agilidade, uso de ferramentas de IA e personificação do tratamento dado ao cliente fidelizado? Peça agora uma apresentação, clique na imagem abaixo e saiba mais e nos encontramos na EXPOPOSTOS 2024
Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.
Roberto James
Especialista em comportamento do consumidor