UOL
Alguns importantes nomes da indústria de caminhões devem adotar o gás natural veicular (GNV) como fonte de propulsão para os próximos anos no mercado brasileiro. Durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover, marcas como Iveco e Scania já sinalizaram que o GNV virá antes da propulsão 100% elétrica. A decisão vai na contramão da indústria europeia, que já discute quando os pesados movidos a eletricidade estarão rodando pelas estradas.
A Iveco admitiu que os veículos movidos a gás estão na ponta dos combustíveis alternativos. Inclusive, o primeiro caminhão abastecido com GNV deve estrear no mercado brasileiro no segundo semestre de 2023.
A eDaily tem autonomia estimada entre 350 e 400 km. Já o eDaily FCEV é movido por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW fornecido pela Hyundai, com quem a Iveco assinou um acordo de colaboração no desenvolvimento de tecnologias, plataformas e componentes. O utilitário ainda traz um motor elétrico de 140 kW desenvolvido pela FPT Industrial. Seis tanques permitem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. Segundo a Iveco, o protótipo de 7,2 toneladas foi testado na Europa e confirmou autonomia de 350 km. A carga útil máxima é de 3 toneladas e o tempo de reabastecimento foi estimado em 15 minutos.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, confirmou conversas para ampliar o acordo de colaboração com a Hyundai, inclusive no Brasil. “Estamos discutindo com a Hyundai oportunidades de desenvolvimento de parcerias, que podem chegar ao mercado brasileiro. Tenho conversado com o Ken Ramirez (presidente das operações da marca no Brasil e Américas do Sul e Central)”, revela Querichelli.
Scania deve reforçar linha de GNV Enquanto confirma o plano de eletrificação de sua gama de caminhões na Europa, a Scania sinaliza que os combustíveis alternativos vão ditar as regras da empresa no Brasil pelos próximos anos. A empresa, aliás, é uma das maiores incentivadoras das fontes alternativas de combustível, incluindo gás natural veicular, gás liquefeito e biometano