Fonte: Valor Econômico
A BR Distribuidora informou na última quarta-feira que adotará “todas as medidas necessárias em sua defesa” após o julgamento de um processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em um caso de cartel em postos de combustíveis na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Segundo o comunicado divulgado na noite de ontem, “a companhia foi absolvida da acusação de prática de cartel e condenada por prática de influência na adoção de conduta uniforme entre concorrentes da revenda, assim como outra distribuidora e ex-empregados”.
Com isso, a empresa foi condenada ao pagamento de multa de aproximadamente R$ 64 milhões. Aos ex-empregados foi imposta multa de 100 mil Unidades de Referência Fiscal (Ufir).
O processo administrativo foi aberto em abril de 2010 para apurar as então supostas infrações contra a ordem econômica entre 2006 e 2008 no mercado da Belo Horizonte, Contagem e Betim. O Cade investigou uma associação, além de 55 empresas e 24 pessoas físicas.
De acordo com o órgão antitruste, os postos faziam acordos de preços, além de trocarem informações comerciais e concorrencialmente sensíveis. As principais evidências foram conversas obtidas por interceptações telefônicas, dados recolhidos em diligência de busca e apreensão, documentos apresentados por signatários de Termos de Compromisso de de Cessação (TCC), além de interrogatórios e depoimentos.