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Em 2022, a União Europeia finalizou planos para proibir efetivamente as vendas de carros novos com motores a combustão a partir de 2035. No entanto, esses planos não foram tão definitivos depois que a Alemanha e outros membros com grandes indústrias automobilísticas pressionaram os legisladores a flexibilizar a lei e prolongar a vida útil da combustão usando fontes sintéticas. Isso aconteceu em 2023.
Agora, o CEO da BMW , Oliver Zipse, faz um alerta. Mesmo que as vendas de carros novos movidos a combustíveis sintéticos sejam permitidas após a metade da próxima década, o resultado poderá ser o mesmo: uma proibição de fato dos carros com motor a combustão. Isso teria enormes ramificações em todo o mundo, já que muitos dos principais participantes do setor automotivo estão sediados na Europa.
“Atualmente, há muitas indicações de que a Comissão da União Europeia está buscando uma solução falsa, na qual a proibição dos motores a combustão seja relaxada simplesmente pela abertura ostensiva aos combustíveis sintéticos. No entanto, se ela não fizer nada para acelerar o aumento dos combustíveis com baixo teor de CO2 e tornar seu uso viável, isso seria uma proibição deliberada dos motores de combustão de forma disfarçada.”
Ao contrário da maioria de seus concorrentes, a BMW tem hesitado em definir uma data limite para os motores de combustão. Embora as rivais Mercedes e Audi tenham recentemente relaxado suas metas de eletrificação total, a montadora sediada em Munique insiste que a morte do motor a combustão não deve ser forçada. Falando durante uma teleconferência após a publicação do relatório semestral da empresa, Zipse disse: “Continuamos a acreditar que uma proibição categórica da tecnologia de combustão é errada”.
Essa declaração vem de uma empresa que, na verdade, está vendendo mais elétricos do que nunca. Durante os primeiros seis meses do ano, os carros puramente elétricos do BMW Group foram responsáveis por 15,7% de todas as entregas. Isso representa um aumento em relação à participação de 12,6% alcançada no mesmo período de 2023. As entregas de BMWs, Minis e Rolls-Royces com emissão zero aumentaram 24,6%, para 190.614 unidades até junho.
Zipse acredita que os órgãos reguladores não devem apressar o fim do motor de combustão. Em vez disso, ele argumenta que a União Europeia deve incentivar a adoção de combustíveis com baixo teor de CO2 o mais rápido possível. Não apenas para carros recém-construídos, mas também para a frota existente. O chefe da BMW menciona que há mais de 250 milhões de carros nos 27 países que fazem parte da UE.
“As contribuições de maior impacto para a proteção climática são aquelas que podemos fazer hoje: Em outras palavras, cada tonelada de CO2 que podemos economizar hoje – e não no futuro – conta. Isso também implica exigir e promover o uso de combustíveis com baixo teor de CO2, como combustíveis sintéticos, maior conteúdo de etanol na gasolina comum, da forma mais rápida e ampla possível.”
Caso você não esteja familiarizado com os dois tipos de combustíveis mencionados, o E25 contém 25% de etanol e 75% de gasolina. Quanto ao HVO100, trata-se de um óleo vegetal hidrotratado livre de fósseis, produzido a partir de fontes totalmente renováveis, como o óleo de cozinha. A Toyota, parceira de hidrogênio da BMW, está vendendo o Land Cruiser e a Hilux na Europa Ocidental com motores a diesel compatíveis com o HVO100. A Toyota afirma que, se o combustível for feito de óleo de cozinha usado, as emissões de CO2 serão até 90% menores em comparação com o diesel comum.
Por mais que a BMW defenda os motores de combustão, ela projeta que o aumento dos veículos elétricos continuará nos próximos anos. Ela ainda acredita que os veículos puramente elétricos serão responsáveis por pelo menos metade de suas vendas anuais até o final da década. As marcas do BMW Group, Mini e Rolls-Royce, prometeram se tornar totalmente elétricas por volta dessa época, deixando apenas a marca BMW principal com carros ICE em sua linha.
Há alguns meses, a BMW vendeu seu milionésimo veículo elétrico, cerca de 11 anos depois que o peculiar hatchback i3 deu início à tendência de veículos elétricos da empresa. O restante desta década será extremamente movimentado, já que pelo menos seis modelos baseados na Neue Klasse estão programados para serem colocados à venda até 2028. Além disso, apurações afirmam que haverá SUVs elétricos iX5, iX6 e iX7 sustentados pela mesma arquitetura CLAR utilizada pelos equivalentes a gasolina/diesel.