Ambev e Scania apresentam primeiros caminhões 100% movidos a gás liquefeito

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Fonte: Diário do Comércio

Por um transporte de cargas mais sustentável, a Cervejaria Ambev e Scania iniciam uma parceria inédita no Brasil, com dois caminhões movidos 100% a gás natural liquefeito (GNL). A redução de emissões de CO2 pode chegar a até 15% em comparação a similares a diesel. As rotas serão pelo interior de São Paulo, em um período combinado de dois anos. A ação terá apoio da Transportadora Translecchi e das concessionárias Scania Quinta Roda e Codema.

“As empresas que fazem parte da cadeia do transporte rodoviário de cargas, sejam transportadoras ou embarcadores – que precisam de um parceiro logístico para transferir suas cargas -, caso da Cervejaria Ambev, estão começando a buscar soluções diferenciadas de sustentabilidade. Com esta decisão tomada estão precisando de parceiros que estejam nesta mesma jornada. Por isso, Scania e Ambev estão construindo uma união com próposito ‘Aqui e Agora’, ou seja uma solução economicamente viável para o mercado brasileiro”, afirma o diretor comercial da Scania no Brasil, Silvio Munhoz. “Não é só pensar sustentável, é agir. Ter um produto que também ofereça rentabilidade e economia operacional. O caminhão a gás está neste caminho, pois estamos abrindo as pré-intenções de compra nesta Fenatran com entregas a partir de abril de 2020.”

A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.

“Na Cervejaria Ambev, temos uma meta de reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor, até 2025. Isso nos mobiliza a sempre expandir nossas parcerias, buscando empresas que compartilhem nosso objetivo de encontrar as melhores soluções tanto para o nosso negócio, como para o meio ambiente” explica o gerente de sustentabilidade e logística da Cervejaria Ambev, Bernardo Adão. “A parceria com a Scania é mais um pilar em nossa ampla e diversa plataforma de sustentabilidade.”, conclui o executivo.

A ação terá dois caminhões R 410 6×2, da recém-lançada Nova Geração da marca, com implemento sider, o ideal para transportar bebidas, sob o comando logístico da Transportadora Translecchi. Um deles começou a rodar no início de outubro em uma pré-demonstração com carga genérica, mas simulando a operação real da Cervejaria Ambev. Dessa forma, ele já levantou dados via conectividade dos trajetos e antecipou possíveis ajustes no sistema de gás e operacionais comuns neste tipo de pré-demonstração.

O segundo caminhão está exposto nesta Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas -, que será realizado de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. Após a exposição, ele seguirá para a demonstração. A previsão da Scania é que os dois estejam inseridos na operação real da Cervejaria Ambev até o fim de outubro.

A demonstração terá como referência a cervejaria da Ambev em Jaguariúna. De lá, os caminhões partirão em rotas de, no máximo, 800 km, com possibilidade de vir para a capital paulista também. Será transportada uma diversidade de produtos da cervejaria, para abastecer os Centros de Distribuição da Ambev ou outros pontos de atendimento. O ponto de maior pico será no Verão, quando a demanda pelos produtos da cervejaria cresce. Neste momento, os dois Scania R 410 irão rodar em regime de 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A previsão é de uma rodagem entre 15 a 20 mil km por mês, em média no total.

A compra do gás liquefeito será feita pela Cervejaria Ambev, em parceira com a Gás Local. A base de abastecimento será na estrutura da Gás Local em Paulínia (SP).

Esses inéditos caminhões pesados Scania, movidos a gás natural liquefeito (GNL), têm 410 cavalos de potência e são vocacionados para médias e longas distâncias. As configurações de tração 6×2 são as ideiais para atuar no transporte de bebidas via sider. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás (natural ou liquefeito – só diferentes um na forma gasosa e outro na líquida) e biometano, ou mistura de ambos. “Não é conversão. Eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável. Têm desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos”, conta Munhoz.

São dois tanques que garantem uma autonomia entre 1.100 a 1.200 km. Na segurança, os tanques são equipados com válvulas que possuem sensores funcionando em alerta a todo momento. Por exemplo, assim que percebem uma variação de temperatura, queda de pressão ou de um estouro de pneu, as válvulas recebem a informação e atuam para evitar qualquer tipo de acidente. Tudo é informado no painel para o motorista. A diferença para o abastecimento de gás comprimido e liquefeito está no tipo de tanque utilizado. O gás liquefeito possui um modelo criogênico, que mantém o combustível líquido e em baixa temperatura. Ele funciona como uma garrafa-térmica, por exemplo, para manter tudo funcionando dentro do recomendado para que não haja perda do combustível.

A demonstração está sendo monitorada pelos Serviços Conectados Scania. Um módulo instalado no caminhão envia todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista, por meio do Pacote Desempenho, o mais completo oferecido pela Scania. A Transportadora Translecchi pode analisar itens como consumo de combustível, condução mais eficiente e segura e de controlar o desgaste desnecessário dos pneus. Além disso, o recém-lançado Programa de Manutenção Scania Premium Flexível vai garantir mais disponibilidade e eficiência, com uma redução de custos de até 25%. (Da Redação)

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