UMA PESQUISA INÉDITA EM ANDAMENTO MOSTRA O PERFIL DE CONSUMO DAS PESSOAS QUE COMPRAM EM LOJAS DE CONVENIÊNCIA AQUI NO BRASIL.
O crescimento do mercado de proximidade alavancou o número de lojas de conveniência no país. Os investimentos de grandes grupos tem sido elevados. O grupo OXXO bateu mais de 500 lojas e está em pleno crescimento.
Vários são os fatores que influenciaram esse crescimento. O pós pandemia trouxe novas formas de se consumidor como a proximidade, velocidade e impulsionou o delivery. Apoiado nesses pilares as lojas de conveniência tem modificado o espectro de preços altos e tem mostrado para que veio com mix remodelado e preços compatíveis com o mercado de auto serviço, os supermercados.
A pesquisa tem mostrado dados importantes e interessantes para o contexto de gestão das lojas. Primeiro a diferença de idades numa quantidade quase equilibrada, aumentando a dificuldade com o mix e com a disposição de loja, marketing, layout entre outros.
Em um número tão equilibrado, o desafio está em atender as necessidades de grupos etários distintos num pais cada vez mais divido. Por isso, conhecer seu cliente é primordial para qualquer ação estratégica de marketing ou vendas.
Outro dado importante que podemos trazer aqui é o grande número de pessoas que compram na loja de conveniência quando vão abastecer. Mostra que o cliente está apto e com vontade de consumir. desde que o mix da loja atenda suas necessidades ou atice seus desejos.
Cabe ao varejista entender do seu consumidor e oferecer para ele soluções e produtos que possam gerar esse fluxo. Ampliando o número de clientes e criando um fluxo continuo de receita.
Importante ressaltar que o varejo exige uma atenção muito mais diferenciada que a pista de combustíveis. Sistemas de alto nível, controle de inventário, marketing de vendas, exposição, parceria com mais de um fornecedor, limpeza, validades, trocas, entre tantos outros desafios. Fique atento, se não sabe contrate quem sabe. Não economize no investimento.
Existe uma diferença grande entre economizar e não desperdiçar. Investimento em treinamento pode ser os dois. Se não tiver um norte, uma meta, um padrão a ser atingido, gastar dinheiro com treinamentos pode ser desperdício. Há no mercado fornecedores com conhecimento de causa, estudos e pesquisas, assim como especialistas tarimbados e conceituados. Não existe desculpa para não implementar um projeto inovador e diferenciado.
Como diz o ditado popular: Faça poeira ou seja coberto por ela.
Quer saber mais? Indico para vocês o livro: O CONSUMIDOR TEM PRESSA: CORRA COM ELE OU CORRA ATRÁS DELE, ed. literando. Neste livro, eu falo muito sobre essa questão da multicanalidade, sobre o impacto das redes sociais no varejo. Sobre como a questão da memória influencia no processo decisório do consumidor. Para adquirir o livro é só entrar no site ou app da Amazon e pesquisar pelo título do livro, comprar e receber na sua casa.
Roberto James
Autor & Mestre em Psicologia
Especialista em comportamento do consumidor