A Bahia como referência na transição energética

As implicações das mudanças no ICMS de combustíveis
25/04/2023
Preços do petróleo caem 2%, após temores sobre setor bancário e dólar forte
26/04/2023
Mostrar tudo


A Tarde
Coluna Made in Bahia
Marcel Peruzzo Scarton

A busca por fontes de energia renováveis tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente em todo o mundo. Além do impacto direto do uso de combustíveis fósseis no meio ambiente, as energias renováveis trazem mais segurança energética, preços mais competitivos, diversificação da matriz energética e desenvolvimento regional.
No Brasil, a Bahia vem sendo referência na transição para energia renovável. Em 2022, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Bahia manteve a liderança nacional na produção de energia eólica (31%) e solar (27%), tendo capacidade para abastecer e beneficiar milhões de residências e pessoas. Mundialmente, o hidrogênio verde vem se destacando como o principal vetor da transição energética, e o Brasil tem um enorme potencial para sua produção em escala global.
A Bahia possui uma grande capacidade de geração de energia a partir de fontes renováveis, com ventos constantes, excelente nível de irradiação e um grande mercado consumidor. O estado também possui infraestrutura logística que favorece e facilita o acesso ao mercado internacional. Novos investimentos na produção de hidrogênio verde também foram anunciados, gerando mais capacidade de geração de energia limpa.
É importante ressaltar que a instalação de energias renováveis deve ser realizada de forma responsável e sustentável, minimizando impactos ambientais e sociais e promovendo o desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, a Temis Meio Ambiente e Sustentabilidade, empresa Made in Bahia que completa 18 anos de fundação em 2023, possui uma vasta experiência na consultoria e desenvolvimento de estudos ambientais. Com atuação em todo território nacional, alguns dos projetos que desenvolvemos recentemente foram a Avaliação e Impactos Cumulativos de Atividades de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal; MacroZEE da Bacia do Rio São Francisco; Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira/Bahia; Plano da Bacia do Rio São Francisco; EIA/RIMA para a implantação da Ponte Salvador/Itaparica; Avaliação Ambiental Estratégica para o Plano de Requalificação Urbana da Orla de Salvador.
A Temis tem contribuído de forma significativa no processo de descarbonização da matriz energética, sendo responsável pelo licenciamento e implantação de mais de 1000 novos aerogeradores e cerca de 26 mil hectares em painéis solares, chegando a um potencial energético superior aos 21 GW em projetos renováveis.
A transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável é um desafio global e a Bahia tem se mostrado uma referência nacional através de suas políticas de incentivo à produção de energia renovável e na atração de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *