Petrobras tem total liberdade para definição de preços, diz Rui Costa à CNN

Magda saberá momento de ajuste dos combustíveis, diz Silveira 
23/01/2025
Gasolina com 30% de etanol já é testada no Brasil; veja quando estreia
23/01/2025
Mostrar tudo

 Desde 2023, estatal adota política de preços que não equipara valores praticados no Brasil aos do exterior

 CNN Brasil

Petrobras tem total liberdade para realizar sua auto gestão durante o governo Lula, reiterou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (22).

Questionado sobre a defasagem entre os preços de combustíveis praticados pela estatal e os do exterior, Costa reafirmou que “a Petrobras tem total liberdade para definição de preços. […] Quem tem que analisar se tem reajuste é a Petrobras conforme sua política, aprovada pelos seus acionistas”.

Desde 2023, a Petrobras adota uma nova política de preços que não equivale os valores praticados no Brasil aos do estrangeiro.

A empresa afirma que a estratégia permite adequar os combustíveis à realidade do país, sem importar volatilidades e incertezas do mercado internacional, de modo a afetar o consumidor.

Segundo Costa, a liberdade que a nova política permitiu faz com que se crie “um colchão de amortecimento” para os preços de combustíveis.

“Para não ficar mudando todo dia, faz um ‘colchão’. Quando baixa no mercado internacional, não baixa automaticamente [aqui]. Ano passado, ficou vários meses acima. Agora, no inverso, consome esse colchão”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *