Olhar Digital
A busca da indústria automotiva por combustíveis alternativos continua em alta. Uma aposta da Porsche é o e-fuel, uma gasolina sintética sem petróleo. A empresa alemã já produz a novidade no Chile e espera que o combustível mais sustentável deixe os automóveis a combustão mais tempo no mercado.
Outras empresas alemãs também estão investindo no combustível. A lista inclui nomes como Audi e Bosch.
Como é a gasolina sem petróleo da Porsche
• Combustíveis sintéticos usam a mesma infraestrutura de abastecimento dos postos e não geram carbono na queima;
• A gasolina sem petróleo, portanto, pode diminuir o efeito estufa e dispensa a dependência pelo recurso natural limitado e cada vez mais caro (o petróleo);
• A produção do e-fuel, por exemplo, usa como matéria-prima hidrogênio e dióxido de carbono da nossa atmosfera;
• Ela também não exige nenhuma alteração nos motores para rodar;
• O novo combustível deve trazer uma sobrevida aos motores a combustão. A Fórmula 1 também está de olho na tecnologia e deve adotá-la já a partir do próximo ano.
Um obstáculo atual é reduzir o custo da extração do hidrogênio para produzir a gasolina sintética. O processo conhecido como eletrólise também precisa de muita eletricidade para separar o hidrogênio da água.
Porsche ainda aposta em motores a combustão
A Porsche também registrou recentemente uma patente inovadora para um motor de 6 tempos que desvia do tradicional funcionamento de 4 tempos, que inclui admissão, compressão, potência e escape. Nova tecnologia promete maior eficiência e potência, mas seu futuro é incerto em meio à transição para veículos elétricos.