Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Com 200 metros quadrados, o rooftop está localizado no Rio de Janeiro e funcionará de quarta a sábado das 16h às 02h Com uma rotina cada vez mais acelerada, as lojas de conveniência deixaram de ser uma “simples parada” para o usuário de postos de combustíveis. As redes precisaram se adaptar e estão trazendo experiências para os consumidores. Hoje, é possível encontrar opções com lavanderia, estética automotiva, beach tênis e agora um rooftop da Heineken em cima de uma loja da AmPm, dos postos Ipiranga.
Localizado no Posto Ipiranga Masp Jardim, na Barra da Tijuca (RJ), o rooftop estará aberto para o público a partir da próxima quarta-feira (27/11). Com 200 metros quadrados, o local será fixo e funcionará de quarta a sábado das 16h às 2h com um cardápio com cervejas, coquetéis, aperitivos e sanduíches. O local também estará disponível para eventos. A empresa não abre o investimento que foi feito e afirma que, por enquanto, não há previsão de replicar o modelo em outras lojas.
Proposta vem sendo estudada para ser implantada em outras lojas
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Esse investimento, segundo Renato Stefanoni, presidente da AmPm, faz parte de uma série de estratégias da marca, que vem fazendo uma revisão em seu modelo de negócios desde 2023.
“Com isso, a gente fortalece a nossa rede e ganha visibilidade como um local que começa a se distanciar de um ponto de conveniência, para um local que tenha propostas exclusivas de valor. O franqueado descobre que em uma loja nossa ele tem novas experiências junto com grandes marcas”, destaca Stefanoni.
A AmPm não está sozinha nesse movimento. Concorrentes como BR Mania, da Vibra e Shell Select, do Grupo Nós têm revisionado o modelo de negócios nos últimos anos para oferecer mais experiências além da conveniência. Especialistas consultados por PEGN creditam isso às transformações no mercado de proximidade, com o avanço da rede Oxxo, por exemplo, e minimercados autônomos.
Uma das apostas da AmPm tem sido as parcerias. Além da Heineken, a empresa já fechou contrato com como Pizza Hut, Oakberry, Mr. Cheney, Nathan’s e em fevereiro se tornou sócia da empresa norte-americana de donuts Krispy Kreme. “Nós não abandonamos nosso conceito central de mobilidade. Conseguimos manter nosso papel na jornada de mobilidade e adicionamos essa jornada de experiências exclusivas”, diz o executivo.
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Além das parcerias, a AmPm também vem investindo no desenvolvimento de marcas próprias. Atualmente são quatro: Mood (energéticos), Casa Altiva (Panettone), BIOtoGo (linha de produtos saudáveis) e a mais recente Tizco (batatas no estilo chips).
“Hoje, nosso franqueado pode oferecer experiências únicas para a jornada de mobilidade do seu cliente. Desde paradas rápidas até para aqueles que querem parar, comer, usar o computador, encontrar alguém e ter a experiência completa com produtos com marcas exclusivas”, diz Stefanoni.
Renato Stefanoni – Presidente da AmPm
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Atualmente existem mais de 13, 6 mil lojas de conveniência em postos de combustíveis no Brasil, sendo que 955 abriram as portas nos primeiros meses de 2024, segundo um levantamento feito pela empresa de análise de dados DataHub, a pedido de PEGN.
A AmPm, com quatro centros de distribuição e um portfólio que conta com mais de 1 mil produtos, conta com 1.478 lojas, sendo 73 próprias, e, destas, 800 funcionam com padarias acopladas. “Somos a maior rede de padarias do país”, afirma Stefanoni. Hoje, para se tornar um franqueado da companhia, o empreendedor precisará fazer um investimento a partir de R$ 69,9 mil. A companhia tem três formatos de franquia e apesar de ser uma opção, não é obrigatório ser dono do posto de combustível.