REFINARIA DE MATARIPE: 74 ANOS DE INOVAÇÕES E RENOVAÇÕES

Legislação impulsiona produção de biocombustíveis no Brasil
21/10/2024
ANP propõe oferta de 418 áreas para exploração de petróleo com conteúdo local ampliado
21/10/2024

Bahia Econômica

A Refinaria de Mataripe comemora 74 anos modernizada, com inovações tecnológicas, excelência operacional e consolidada como uma das melhores e mais avançadas refinarias da América Latina, é a 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.
Mais de R$ 2 bilhões foram investidos na modernização e recuperação de ativos, com ênfase em segurança, automação e transformação digital. Esses investimentos visaram também aumentar a eficiência, capacidade e diversificação produtiva, além de reduzir a pegada ambiental das operações. Como resultado, houve melhorias significativas nos indicadores ambientais, bem como na eficiência hídrica e energética.
No dia 17 de setembro, a Refinaria de Mataripe comemorou 74 anos colhendo os frutos de três anos sob a gestão da Acelen. Os investimentos elevaram a capacidade de produção, que saltou de uma média de 207 mil barris por dia (kbpd) em 2021 para 250 mil kbpd atualmente. Além disso, foram lançados cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1), ampliando o portfólio para mais de 30 produtos e atingindo mais de 83 recordes de produção.
Desde 2021, a produção de diesel cresceu 33%, a de querosene de aviação 181% e a de parafinas 198%, consolidando a Acelen como líder na produção e comercialização desses produtos na América Latina. Atualmente, a refinaria é a segunda maior fornecedora de bunker (combustível marítimo) do Brasil, abastecendo a Bahia e outras regiões por meio de parceiros nos portos de Itaqui (MA) e Sepetiba (RJ).
Esses resultados foram possíveis graças a uma força de trabalho comprometido e experiente. De 2021 a 2024, o quadro de funcionários aumentou em 28%, com 15% dos novos colaboradores vindos das comunidades vizinhas da refinaria.
Segundo o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, a Refinaria de Mataripe é uma “jovem de 74 anos” em sua melhor forma. Nosso complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história. Investimos 2,6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica, e os resultados comprovam a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais nas comunidades do entorno.
Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”.
Impacto ambiental e social
A jornada da Acelen em direção à transição energética teve início com a modernização da Refinaria de Mataripe, que examinou a redução de importantes indicadores ambientais. A empresa se destacou como pioneira na adoção da pegada de carbono zero na logística marítima, conseguindo a neutralização de duas grandes cargas de petróleo da África. De dezembro de 2021 a agosto de 2024, reduziu em 26% o consumo total de água da refinaria, uma economia de 4,7 bilhões de litros, equivalente ao volume usado em uma cidade de 109 mil habitantes.
No mesmo período, a refinaria restringiu seu consumo de energia em 11%, o que corresponde ao consumo residencial anual de todo o estado de Roraima. As emissões de gases emitidos ao flare e ao meio ambiente diminuíram 46%, enquanto as emissões de enxofre caíram 87%. Além disso, em 2023, a produção de resíduos foi 30% menor, totalizando 18.127 toneladas contra 25.704 toneladas em 2022, uma redução de mais de 7 mil toneladas.
Comprometida com seu papel social, a Acelen investiu mais de R$ 25 milhões em ações sociais e educacionais. A empresa criou três Conselhos Comunitários Consultivos em Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde para estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno da refinaria. Desses diálogos surgiram projetos como Rede de Valor, Jovem Aprendiz Acelen, Acender Jornada Jovem, Acelera OSC Edital e Adote uma Turma, em parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Outras iniciativas, como mutirões ginecológicos e dermatológicos, limpeza de praias e manguezais, além de palestras para lideranças comunitárias e jovens, também causaram impacto positivo na vida das pessoas. Para a Acelen, as práticas de ESG são um valor central do negócio, que impulsionam o desenvolvimento sustentável, social e econômico das regiões onde atua. Em menos de três anos de gestão, a empresa reduziu significativamente seu impacto ambiental e expandiu sua atuação social nas regiões próximas à Refinaria de Mataripe.
Sobre a Acelen
A Acelen, uma empresa de energia da Mubadala Capital, foi criada para atuar como protagonista na transição energética. Em menos de três anos na Bahia, desde que herdou a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e modernização do complexo industrial. Esse foi o maior programa de modernização da história da refinaria, focado em segurança, automação e aumento da eficiência e diversificação produtiva, com melhorias nos índices ambientais, hídricos e energéticos. Reafirmando seu compromisso com o meio ambiente, a Acelen anunciou, em julho deste ano, uma joint venture para a construção de um complexo solar de 161 MW no semiárido baiano. A empresa também está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do Brasil, para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir de Macaúba.