Inflação de agosto tem prévia de 0,19%, impulsionada por combustíveis e queda em alimentos

Grupo que desviava derivado de petróleo em alto-mar é desarticulado na Bahia
28/08/2024
Mar Azul Distribuidora fica impedida de vender combustíveis em postos Shell
28/08/2024
Mostrar tudo


Sociedade Online
A prévia da inflação de agosto, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), foi de 0,19%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma redução de 0,11 ponto percentual em relação a julho. No mesmo período de 2022, a taxa foi de 0,28%.
O aumento nos preços dos combustíveis, especialmente gasolina e etanol, foi o principal fator de pressão sobre o índice neste mês. Em contrapartida, os preços de alimentos em domicílio tiveram a maior queda, com destaque para produtos como tomate, cenoura, batata-inglesa e cebola.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito registraram alta em agosto. Os maiores impactos vieram dos setores de Transportes, com alta de 0,83%, e Educação, que subiu 0,75%. O grupo Alimentação e Bebidas apresentou uma queda de 0,8%, seguindo a tendência de baixa pelo segundo mês consecutivo.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 4,35%, abaixo dos 4,45% registrados no período imediatamente anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *