G1
O preço médio da gasolina subiu R$ 0,12 nos postos de combustíveis do país na última semana, para R$ 5,97, após reajuste feito pela Petrobras às distribuidoras.
Apesar disso, o combustível está mais vantajoso em 17 estados para abastecer veículos flex, enquanto o álcool está valendo mais a pena em 9 estados e no Distrito Federal.
É o que mostra a calculadora de combustíveis do g1, com base nos preços médios nos postos encontrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre os dias 7 e 13 de julho.
A calculadora do g1 considera o preço e o rendimento de cada combustível. Segundo especialistas, em geral, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina. (entenda mais abaixo)
Veja abaixo qual combustível compensa mais em cada estado:
Preços médios do etanol e da gasolina nos estados e no DF, em R$
Estado | Preço médio do etanol | Preço médio da gasolina | Qual compensa mais |
Acre | 4,81 | 7,02 | etanol |
Alagoas | 4,69 | 6,12 | gasolina |
Amapá | 4,67 | 5,69 | gasolina |
Amazonas | 4,31 | 6,31 | etanol |
Bahia | 4,43 | 6,21 | gasolina |
Ceará | 4,74 | 5,95 | gasolina |
Distrito Federal | 3,94 | 5,90 | etanol |
Espírito Santo | 4,19 | 6,03 | etanol |
Goiás | 3,99 | 5,97 | etanol |
Maranhão | 4,52 | 5,92 | gasolina |
Mato Grosso | 3,77 | 5,92 | etanol |
Mato Grosso do Sul | 4,08 | 6,14 | etanol |
Minas Gerais | 4,19 | 6,09 | etanol |
Pará | 4,54 | 6,12 | gasolina |
Paraíba | 4,39 | 5,87 | gasolina |
Paraná | 4,08 | 6,13 | etanol |
Pernambuco | 4,52 | 5,83 | gasolina |
Piauí | 4,25 | 5,86 | gasolina |
Rio de Janeiro | 4,22 | 5,86 | gasolina |
Rio Grande do Norte | 5,31 | 6,49 | gasolina |
Rio Grande do Sul | 4,55 | 6,07 | gasolina |
Rondônia | 4,83 | 6,64 | gasolina |
Roraima | 4,81 | 6,29 | gasolina |
Santa Catarina | 4,29 | 5,90 | gasolina |
São Paulo | 3,78 | 5,70 | etanol |
Sergipe | 4,78 | 6,30 | gasolina |
Tocantins | 4,39 | 6,14 | gasolina |
Fonte: ANP/calculadora de combustíveis do g1
De acordo com o diretor-executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, o ambiente mais favorável para a gasolina em alguns estados pode ser justificado, entre outros pontos, pelo seguinte movimento:
“Em junho, a partir da MP que impediria a compensação da PIS/Cofins, distribuidoras anunciaram altas na gasolina, no diesel e no etanol”, diz Zingales. As altas, em princípio, não afetaram a competitividade entre etanol e gasolina. Chamada de MP da compensação, a medida não evoluiu no Congresso Nacional.
O levantamento feito pelo g1 considera o preço médio por estado, com base nas pesquisas feitas pela ANP ao longo da semana de 7 a 13 de julho. Na calculadora abaixo, você pode conferir qual combustível mais vale a pena de acordo com os preços exatos que você encontrar no posto.
Faça o cálculo:
O cálculo da ferramenta do g1 é o seguinte: quando você seleciona e insere o preço do álcool, esse valor é dividido por 0,70 — ou seja, 70%. Já no caso da gasolina, o preço é multiplicado por 0,70.
O professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP explica que esse cálculo é baseado no poder calorífico dos combustíveis, que significa a quantidade de energia existente na molécula de cada um deles.
Moléculas são propriedades de uma substância composta por um ou mais átomos. Os átomos são, por sua vez, formadores de matéria. Ou seja, tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa.
“O poder calorífico significa, portanto, o quanto você consegue extrair de energia por massa de combustível. Ou seja, por unidade de massa de combustível”, diz.
Entenda a lógica da calculadora do g1 para o valor do combustível
O professor elenca ainda outras especificações, considerando a densidade (relação entre a massa de um material e o que ele ocupa) de cada combustível. “Em um dia frio, por exemplo, tanto a gasolina quanto o álcool ficam mais densos, e essa variação de densidade não é igual para os dois.”
“A regra dos 70%, portanto, é válida como um número indicativo, baseado em um dado empírico [confirmado a partir de experiências]”, reforça.
Ele esclarece ainda que pode haver uma diferença conforme cada veículo, incluindo se o sistema de injeção de combustível no motor for otimizado para queimar etanol ou gasolina.
“Portanto, o motorista precisa analisar uma média para o seu próprio carro”, sugere.