Valor Econômico
A venda de veículos em janeiro aumentou 13,17% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo dados dos órgãos de trânsito, divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), no primeiro mês do ano foram emplacados 161,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Andreta Jr, “houve melhora no ambiente do varejo” no início do ano. No caso dos automóveis e comerciais leves, o dirigente aponta a “influência positiva” do maior acesso ao crédito. Com isso, aumentou o movimento de pessoas físicas nas lojas.
O varejo representou 60% das vendas em janeiro, acima do registrado nos meses anteriores. Em 2023, as vendas diretas, para locadoras, sobretudo, representaram em torno de 50% dos emplacamentos de carros novos.
Com volume de 7,6 mil unidades, os carros híbridos registraram aumento de 104,64% em relação a janeiro de 2023. No caso dos 100% elétricos, o licenciamento em todo o país alcançou 4,3 mil unidades, 476,4% acima do volume em janeiro de 2023. Muitas marcas mantiveram preços antes do repasse da elevação do Imposto de importação, o que ajudou a atrair o consumidor.
Já o ritmo de vendas de caminhões e ônibus continua fraco, como resultado, ainda, da antecipação e compras em 2022, antes de os preços subirem por conta dos novos equipamentos de redução de emissões. As vendas de caminhões em janeiro caíram 21,7 % na comparação com o mesmo mês do ano passado. O volume de ônibus ficou 28,19% abaixo.