Poder 360
Estatal rescindiu em novembro o contrato para vender a Lubnor; Jean Paul Prates diz que plano é fazer da unidade no Ceará uma refinaria de baixo carbono
A Petrobras planeja investimentos para modernização, redução de emissões e aumento da eficiência na refinaria Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), localizada em Fortaleza (CE). O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates, um mês depois de a estatal comunicar a suspensão da venda da unidade para a Grepar.
“Vamos transformar a Lubnor numa unidade mais moderna e produtora de derivados com baixa emissão de carbono”, disse Prates em visita ao Ceará na 4ª feira (27.dez.2023), onde conversou com trabalhadores da unidade. A promessa de investimentos também foi feita ao governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
Segundo Prates, as principais iniciativas em estudo para a Lubnor são o aumento da produção de lubrificantes naftênicos, a produção e venda de asfaltos de baixo carbono, a adequação para produção de diesel com conteúdo renovável, a utilização de biometano da rede de distribuição estadual e a produção de Biobunker (combustível renovável para navios).
“Vamos iniciar imediatamente as análises de investimentos na Lubnor, que é uma das maiores produtoras de asfalto do Brasil, distribuído aos 9 estados do Nordeste, e que é a única unidade do Sistema Petrobras a fabricar lubrificantes naftênicos. Vamos investir para tornar a Lubnor uma refinaria de baixo carbono”, afirmou. O presidente da estatal disse que ainda que os estudos têm duas grandes vertentes: ajustar o esquema de refino da unidade e integrá-la às iniciativas de descarbonização que já vem sendo conduzidas no parque de refino da Petrobras.