BYD abrirá centro de desenvolvimento em Salvador, como braço de fábricas na Bahia

Comissão aprova projeto que dispensa livro para registro dos estoques em posto de gasolina
18/08/2023
Gasolina e diesel sofrem reajuste na refinaria e ficam mais caras na Bahia
18/08/2023
Mostrar tudo

Portal G1

Foco da empresa será desenvolver um modelo híbrido flex, que será produzido nas novas unidades da empresa em Camaçari.

 Lançamento da Montadora chinesa BYD na Bahia, em evento realizado no Farol da Barra em Salvador (BA), nesta terça-feira (4). A fábrica de veículos elétricos vai ser implantada onde funcionava a fábrica da Ford no Polo Industrial da Cidade de Camaçari. — Foto: JOá SOUZA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) anunciou nesta quinta-feira (17) que abrirá um centro de desenvolvimento de tecnologia em Salvador, na Bahia, para trabalhar em um veículo híbrido flex, a ser produzido no Brasil.

A empresa anunciou em julho que terá três fábricas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, em complexo industrial em que estava instalada a fábrica da Ford. A montadora americana deixou o país em janeiro de 2021, encerrando a produção no maior Polo Industrial da Bahia.

“Vamos trazer especialistas para inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, para transformar a região em um ‘Vale do Silício’ brasileiro”, disse Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

O anúncio foi feito em evento da montadora em São Paulo, com presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

“Temos uma reforma tributária em curso. E a postura do presidente Lula é de que incentivos aconteçam para estimular a vinda desse tipo de investimento”, disse o governador.

“Celebramos esse anúncio com muita alegria. Temos todo o interesse que o Brasil seja estimulado com medidas como essa, de formação de profissionais e pesquisadores. A BYD deixará ao Brasil e à Bahia a possibilidade de formação de emprego e renda, mas também a presença de profissionais desenvolvendo essas pesquisas aqui”, afirmou.

O Governo da Bahia está em tratativas finais para substituir a Ford pela BYD no Complexo Industrial de Camaçari. O terreno é poder público, mas ainda há uma negociação em curso para ressarcir a Ford pelas melhorias feitas. Quando for efetuada a retomada, o local pode ser repassado para a BYD.

Segundo o governador Rodrigues, a estimativa do governo é de que até outubro as obras de adequação por parte da BYD possam começar.

De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *