Folha de São Paulo
A Toyota anunciou nesta quarta-feira (19) investimento de R$ 1,7 bilhão na produção de um novo automóvel compacto híbrido flex no Brasil, marcando uma ampliação no portfólio “verde” da marca que foi a primeira no país a apostar nessa motorização.
“Todos sabemos a importância do etanol na matriz energética brasileira. É uma solução muito prática, sustentável e acessível”, disse o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang.
O investimento foi possível a partir de um acordo da montadora com o governo de São Paulo, onde estão as fábricas da Toyota no Brasil. Ao longo dos próximos quatro anos, serão liberados cerca de R$ 1 bilhão em créditos tributários gerados e acumulados em atividades principalmente de exportações do grupo japonês.
A liberação dos créditos para o novo carro ocorreu por meio do programa estadual ProVeículo Verde, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes com a liberação de crédito acumulado de ICMS.
“A gente vai trocar crédito de ICMS acumulado. Esse dinheiro vai virar aquisição de bens de capital, contratação de pessoas”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Faz muito sentido trocar Capex [investimento] por tributo”, afirmou.
A Toyota não informou o total de crédito que tem junto ao Estado de São Paulo, mas o gerente de tributação da companhia no país, Rafael Ceconello, afirmou que o valor é maior que o R$ 1 bilhão que será usado no projeto do novo carro.
Segundo o presidente da Toyota no Brasil, o investimento vai permitir a contratação de 700 trabalhadores que hoje têm contratos temporários nas fábricas da companhia no estado em Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo.
A montadora japonesa foi a primeira no Brasil a lançar e produzir um carro com motorização híbrida flex, capaz de funcionar a bateria, gasolina e etanol. O modelo lançado foi o sedã Corolla em 2019 e hoje já há uma versão utilitária com essa motorização, o Corolla Cross.
Os carros são produzidos no país em São Paulo com componentes como bateria e motor elétrico importados.
O investimento foi possibilitado por acordo da montadora com o governo de São Paulo, onde estão as fábricas da Toyota no Brasil, para a liberação de cerca de 1 bilhão de reais em créditos tributários gerados e acumulados em atividades principalmente de exportações do grupo japonês. A liberação dos recursos se dará ao longo dos próximos quatro anos.
A liberação dos créditos para o novo carro ocorreu por meio do programa estadual ProVeículo Verde, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes com a liberação de crédito acumulado de ICMS.
“A gente vai trocar crédito de ICMS acumulado. Esse dinheiro vai virar aquisição de bens de capital, contratação de pessoas”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Faz muito sentido trocar Capex (investimento) por tributo”, acrescentou.
A Toyota não informou o total de crédito que tem junto ao Estado de São Paulo, mas o gerente de tributação da companhia no país, Rafael Ceconello, afirmou que o valor é maior que o 1 bilhão de reais que será usado no projeto do novo carro.
(Reuters)