Diário do Comércio
A distribuidora de combustíveis ALE prevê alcançar faturamento, neste ano, de aproximadamente R$ 20 bilhões, cerca de 25% a mais que o registrado em 2022: R$ 15,9 bilhões.
Para atingir a meta, a companhia pretende firmar 330 novos contratos com postos de combustíveis e grandes consumidores (COF), segmento formado por empresas que têm alta demanda para abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de veículos, transportadoras, agroindústrias, mineradoras e fazendas, entre outras.
O volume de combustíveis comercializado (diesel, gasolina, etanol e GNV) deve chegar a 3,6 bilhões de litros.
No ano passado, a empresa atendeu aproximadamente 7,4 mil clientes, entre eles 1,5 mil postos com a marca ALE, 3,4 mil postos ‘bandeira branca’ e 2,5 mil grandes consumidores. ‘Mesmo em um ano desafiador, com muitas incertezas e instabilidades, seguimos em frente e conseguimos não só navegar em um mar revolto, mas também atingir marcas importantes, além de sempre manter nossos clientes abastecidos com um atendimento diferenciado e produtos de qualidade’, afirma o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Ele destaca que, em 2022, a companhia conquistou 184 postos para a Rede ALE, o maior número dos últimos oito anos. No segmento de COFA (grandes consumidores com contratos de exclusividade), foram 255 novos negócios, a maior marca desse segmento na história de 26 anos da empresa.
O ano também marcou o lançamento da linha de combustíveis de transição energética Energy, que apresenta vantagens para economia de consumo e menor emissão de poluentes. ‘Já temos mais de 500 postos no Brasil com a linha Energy e, neste ano, faremos uma campanha de comunicação direcionada aos consumidores’, adianta Tomelin. Ele conta que outra meta para 2023 é ampliar o número de lojas de conveniência, com foco na expansão do modelo de franquia ‘A Esquina’ no Sudeste.
Investimentos
O presidente da ALE reforça a importância dos investimentos realizados em 2022 para atender os clientes com mais eficiência. ‘Fizemos o maior investimento em tecnologia da história da companhia: foram mais de R$ 20 milhões destinados à renovação de sistemas e arquitetura de TI; esses aportes vão seguir no mesmo ritmo neste ano. Foi iniciada a implantação do sistema de gestão (ERP) SAP para atender BackOffice e operação de distribuição de combustíveis, em conjunto comum amplo programa de digitalização das atividades da companhia. Além disso, a empresa também modernizou seu parque de hardware e links para acompanhar essa onda de investimentos.
Atualmente, a ALE opera 43 bases de distribuição e três escritórios, com atuação em 21 estados e no Distrito Federal. Para operar em toda essa extensão, conta com cerca de 1.100 colaboradores diretos e gera mais de 10 mil empregos indiretos nos postos da Rede ALE.
Em 2022, mais de 9 mil pessoas, de 764 postos, entre empresários e trabalhadores dos estabelecimentos da rede, em 476 cidades de 19 estados participaram dos projetos de qualificação da distribuidora de combustíveis ALE. Toda a Rede ALE, postos bandeira branca e consumidores B2B (business-to-business) podem contar ainda com conteúdo disponível em várias outras mídias, como o canal da ALE no Telegram.
‘Nossa Academia Corporativa atua em várias frentes e leva conteúdo de diversas formas: on-line ao vivo, cursos em vídeo, treinamentos presenciais, Ônibus Escola, podcast ‘Tanque Cheio’ e canal no Telegram’, comenta o diretor de Marketing e Varejo da companhia, Diego Pires.
Recompensas e fidelização -No relacionamento B2B, uma das principais iniciativas da companhia é o Clube ALE, a plataforma de incentivo e gestão dos postos da rede, criado em 2012. No decorrer de mais de uma década, o Clube ALE se transformou em uma importante ferramenta para os empresários realizarem o gerenciamento dos postos, por meio do acompanhamento de metas, consulta e realização de pedidos, rastreamento de cargas, geração de relatórios e participação em campanhas para garantir premiações para a própria revenda e para a equipe de cada posto. ‘O Clube ALE é uma plataforma em constante evolução e, em 2023, trará novas funcionalidades para agregar ainda mais ao dia a dia do revendedor, que terá maior proximidade e ficará sempre conectado; será ainda mais prática e eficiente’, afirma.
Marketing esportivo
Entre as ações de marketing, os patrocínios esportivos seguem em destaque nas modalidades futebol e automobilismo. A empresa é patrocinadora, desde 2019, do Sport Club Corinthians Paulista e a marca ALE integra a parte frontal das camisas oficiais da equipe masculina de futebol profissional do Timão.
‘São cinco anos de trabalho em conjunto, em que desenvolvemos ações que agregam valor para o torcedor’, afirma Diego Pires. Entre elas, ele destaca a campanha promocional ‘Abastecendo o Bando de Loucos’, que ofereceu, no ano passado, mais benefícios aos torcedores do Corinthians no aplicativo Universo SCCP. Cerca de 150 mil integrantes da Fiel se habilitaram a ter acesso a benefício exclusivo com descontos de até 100% em abastecimentos nos postos ALE participantes. Outros marcos na parceria são a promoção ‘110 anos de loucura’, que estampou a paixão da torcida em cinco momentos históricos do clube, e a ação ‘O Maior Torcedor do Mundo’, quando a ALE ergueu um inflável gigante de 23 metros em algumas partidas do Corinthians.
No segmento de esporte a motor, a companhia patrocina, também pelo quinto ano consecutivo, a equipe Full Time Sports e o piloto Rubens Barrichello. ‘Em 2022, fomos coroados com a conquista do campeonato da Stock Car com o Rubinho Barrichello levando a nossa marca no peito’, comemora Fulvius Tomelin.