Petróleo fecha em alta de quase 2% com otimismo diante de reabertura da China

Gasolina sobe 1,89% na primeira quinzena do ano, diz ValeCard
17/01/2023
Ex-diretor de Exploração da Petrobras pede ao TCU bloqueio de pagamento de dividendos da estatal
18/01/2023
Mostrar tudo

Valor Investe


Os contratos de petróleo encerraram a terça-feira (17) em alta, enquanto investidores ainda se beneficiam do clima otimista que tomou conta do mercado após a reabertura econômica e sanitária da China. Ao longo da sessão, os investidores também avaliaram o relatório mensal da Opep.

O contrato futuro do petróleo Brent (referência global) para o mês de março fechou em alta de 1,73%, negociado a US$ 85,92 o barril na ICE, em Londres. Ao mesmo tempo, a referência norte-americana do West Texas Intermediate (WTI) para março subiu 0,42%, negociado a US$ 80,45 o barril na Nymex.
A expectativa do mercado é que a reabertura da China após rígidas medidas restritivas por conta da covid-19 seja o principal impulsionador do aumento da demanda por petróleo neste ano. Contudo, para o analista-sênior de mercados da Oanda, Ed Moya, o rali do petróleo induzido pelo otimismo da reabertura chinesa “pode durar um pouco mais, mas deve parar em breve”.

“Os investidores do mercado de energia provavelmente estão a alguns dólares de uma resistência técnica maciça”, diz o documento, destacando que o setor manufatureiro dos Estados Unidos está “enfraquecendo rapidamente” e isso pode prejudicar o atual rali da commodity.

A Organização para os Países Exportadores de Petróleo (Opep) também alertou sobre o otimismo em relação à reabertura do país asiático. Para o órgão, a reabertura chinesa pode ser mais acidentada do que o esperado e que, também, apresenta riscos, como um novo surto de casos de covid-19, o que poderia atrasar uma recuperação da demanda pela commodity.

A Opep continua prevendo que o crescimento da demanda global de petróleo desacelerará este ano, com alta de 2,2 milhões de barris por dia, ante o avanço de 2,5 milhões de barris por dia em 2022. Espera-se que a demanda global de petróleo atinja uma média de 101,8 milhões de barris por dia em 2023, em comparação com 99,6 milhões de barris por dia no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *