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Carros elétricos ´puxam´ mais eletricidade da rede ao carregar do que o que chega efetivamente na bateria. Mas, embora a eficiência de muitos aparelhos elétricos seja uma informação importante na ficha técnica, os fabricantes de carros elétricos não têm comentado sobre as perdas de carregamento.
A ADAC, maior clube de automobilismo da Europa, determinou agora como essas perdas de carregamento ocorrem e quais opções de carregamento são mais eficientes. Os especialistas compararam o carregamento na tomada doméstica com o recarga em um carregador do tipo Wallbox. O Renault Zoe, o Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 e o Fiat 500e foram utilizados como veículos de teste.
As maiores perdas — entre 10 e 30% — ocorrem nas tomadas domésticas. Especialmente o Renault Zoe teve um desempenho extremamente ruim aqui com uma perda de quase 30%. No entanto, isso também inclui a fiação da tomada ao carregar em casa. Aqui, até 4% de perda de linha já é possível (de acordo com o padrão din VDE 0100).
Com um wallbox, as perdas são reduzidas para 5 a 10%, graças ao tempo de carregamento significativamente menor. Nessa condição o mais eficiente foi o Fiat 500e, que perdeu pouco mais de 5%.
Em temperaturas muito baixas, carros elétricos também ´roubam´ um pouco mais de energia da rede elétrica em casos excepcionais, a fim de aquecer suas baterias. É o caso, por exemplo, do VW ID.3 com o software 2.3. Nesses casos, a perda pode subir para até 20%. No entanto, a versão atual do software ID já está atualizada com a versão 3.4.
Tanto a tomada doméstica quanto o wallbox apresentam o carro elétrico com o mesmo desafio: eles fornecem corrente alternada, que deve ser convertida em corrente direta para as baterias. Isso é feito pelo carregador a bordo, mas claro que não sem perdas: Cerca de 5 a 10% da energia evapora aqui na forma de calor.
Durante todo o processo de carregamento, a eletrônica a bordo e parte das unidades de controle do veículo também estão ativas. Esses dispositivos também consomem eletricidade, e logicamente na proporção em que você carrega. Ao carregar com corrente alternada, aplica-se, portanto, a regra de ouro: quanto maior a potência de carregamento, menor o tempo de carregamento e, portanto, também a perda.
Quanto maior a potência de carregamento, menor a perda de carregamento
Para evitar grandes perdas de carregamento, você deve, portanto, carregar em um wallbox com pelo menos 11 ou 22 kW, recomenda a ADAC. No inverno, você também deve carregar o mais rápido possível após o término de uma viagem, enquanto a bateria ainda está quente. Além disso, o automóvel clube exige que os fabricantes de automóveis informem os compradores sobre as perdas durante a recarga para várias opções de carregamento de forma transparente no futuro.
Fonte: Dr. Stefan Leichsenring ADAC
Carros elétricos ´puxam´ mais eletricidade da rede ao carregar do que o que chega efetivamente na bateria. Mas, embora a eficiência de muitos aparelhos elétricos seja uma informação importante na ficha técnica, os fabricantes de carros elétricos não têm comentado sobre as perdas de carregamento.
A ADAC, maior clube de automobilismo da Europa, determinou agora como essas perdas de carregamento ocorrem e quais opções de carregamento são mais eficientes. Os especialistas compararam o carregamento na tomada doméstica com o recarga em um carregador do tipo Wallbox. O Renault Zoe, o Tesla Model 3, o Volkswagen ID.3 e o Fiat 500e foram utilizados como veículos de teste.
As maiores perdas — entre 10 e 30% — ocorrem nas tomadas domésticas. Especialmente o Renault Zoe teve um desempenho extremamente ruim aqui com uma perda de quase 30%. No entanto, isso também inclui a fiação da tomada ao carregar em casa. Aqui, até 4% de perda de linha já é possível (de acordo com o padrão din VDE 0100).
Com um wallbox, as perdas são reduzidas para 5 a 10%, graças ao tempo de carregamento significativamente menor. Nessa condição o mais eficiente foi o Fiat 500e, que perdeu pouco mais de 5%.
Em temperaturas muito baixas, carros elétricos também ´roubam´ um pouco mais de energia da rede elétrica em casos excepcionais, a fim de aquecer suas baterias. É o caso, por exemplo, do VW ID.3 com o software 2.3. Nesses casos, a perda pode subir para até 20%. No entanto, a versão atual do software ID já está atualizada com a versão 3.4.
Tanto a tomada doméstica quanto o wallbox apresentam o carro elétrico com o mesmo desafio: eles fornecem corrente alternada, que deve ser convertida em corrente direta para as baterias. Isso é feito pelo carregador a bordo, mas claro que não sem perdas: Cerca de 5 a 10% da energia evapora aqui na forma de calor.
Durante todo o processo de carregamento, a eletrônica a bordo e parte das unidades de controle do veículo também estão ativas. Esses dispositivos também consomem eletricidade, e logicamente na proporção em que você carrega. Ao carregar com corrente alternada, aplica-se, portanto, a regra de ouro: quanto maior a potência de carregamento, menor o tempo de carregamento e, portanto, também a perda.
Quanto maior a potência de carregamento, menor a perda de carregamento
Para evitar grandes perdas de carregamento, você deve, portanto, carregar em um wallbox com pelo menos 11 ou 22 kW, recomenda a ADAC. No inverno, você também deve carregar o mais rápido possível após o término de uma viagem, enquanto a bateria ainda está quente. Além disso, o automóvel clube exige que os fabricantes de automóveis informem os compradores sobre as perdas durante a recarga para várias opções de carregamento de forma transparente no futuro.
Fonte: Dr. Stefan Leichsenring ADAC