O Globo
Compra de diesel russo planejada por Bolsonaro pode trocar uma crise pela outra, dizem especialistas jornaloglobo
Presidente diz que negociação está ‘quase certa’, mas operação não é simples. Será preciso vencer obstáculos de logística e as sanções impostas à Rússia
No entanto, segundo especialistas ouvidos pelo GLOBO, aumentar a oferta de combustível tende a reduzir o preço, porém, importar diesel da Rússia, país alvo de sanções econômicas das potências ocidentais, pode ter um custo alto para o Brasil.
Há duas semanas, ele já havia afirmado que a possibilidade existia e que o tema havia sido tratado em uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ontem, porém, foi mais enfático, dizendo que a possibilidade é consequência de sua viagem a Moscou, pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que está ‘quase certo’ um acordo para o Brasil importar óleo diesel da Rússia para reduzir risco de desabastecimento, já que o país não produz todo o combustível que consome.Por que a desistência de Musk é boa para a Tesla? Embora intrinsecamente não tenha uma relação direta com a sua atuação na Tesla, da qual também é acionista majoritário, parece que a maioria dos acionistas da fabricante de veículos elétricos pensa diferente.Por Robson Bonin Atualizado em 11 jul 2022, 18h07 – Publicado em 11 jul 2022, 17h20 Alberto Neto também cobrou ação dos órgãos de fiscalização, especialmente da Procuradoria-Geral da República e do Incra..
No entanto, segundo especialistas ouvidos pelo GLOBO, aumentar a oferta de combustível tende a reduzir o preço, porém, importar diesel da Rússia, país alvo de sanções econômicas das potências ocidentais, pode ter um custo alto para o Brasil. Há duas semanas, ele já havia afirmado que a possibilidade existia e que o tema havia sido tratado em uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.145 em abril (quando Musk anunciou a compra da rede social), para os atuais US$ 752,29 de sexta-feira. Ontem, porém, foi mais enfático, dizendo que a possibilidade é consequência de sua viagem a Moscou, pouco antes da invasão da Ucrânia pela Rússia. No encontro, o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) apresentou ao ministro uma denúncia contra o grupo espanhol Masaveu que, nas palavras do deputado, estaria burlando as leis brasileiras para fazer a ‘compra camuflada’ de uma grande fazenda no Amazonas. – Está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia. Enquanto isso, o bilionário se comporta da forma como gosta: sobre a iminente derrocada do Twitter. Onde a Petrobras, alguns, compravam mais caro – afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, onde voltou ao tema mais tarde.
– Está acertado.. Pela lei, empresas estrangeiras podem controlar, no máximo, 49% das ações de uma propriedade o Brasil. Em 60 dias já pode começar a chegar aqui, já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócio com o mundo todo, parece que as sanções econômicas não deram certo. Ele sabe que, mesmo pagando uma multa bilionária pela desistência do negócio, ainda assim ganhará retornos consideráveis em seus outros negócios. Alinhamento indesejado O advogado Fábio Pimentel, sócio do escritório Pimentel e Aniceto Advogados, diz que, legalmente, não há impedimento na importação em si. Continua após a publicidade Giro VEJA – segunda, 11 de julho Os desdobramentos do crime no Paraná e a nova pesquisa BTG/Pactual são os destaques do do dia O assassinato de um guarda civil e tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR) por um militante bolsonarista acirrou os ânimos nas campanhas do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, ao transacionar com a Rússia neste momento, o Brasil acaba explicitando um alinhamento econômico enquanto outros parceiros comerciais do país estão impondo embargos ao país.
O melhor, diz o jurista, seria buscar alternativas neutras. Alta rotatividade: veja os presidentes da Petrobras no governo Bolsonaro 5 fotos Empresa já está no quarto comandante em menos de quatro anos – Buscar outros fornecedores fora do eixo da guerra pode ser uma boa alternativa, senão o Brasil corre o risco de trocar uma crise energética por uma crise econômica internacional. É obrigação do governo brasileiro garantir a segurança energética nacional – afirmou Pimentel, que vê risco de o país se tornar alvo de sanções, caso fique claro que há outros mercados com produto disponível. – Pior que comprar combustível russo é não explicitar que essa compra é feita por falta de opção. Bolsonaro defendeu a medida afirmando que o país importa cerca de 30% do diesel consumido e que é preciso importar de quem está vendendo mais barato e não de quem pratica preços maiores.
A aquisição seria feita pela Petrobras, que compraria o combustível russo por meio de traders (comercializadoras), segundo uma fonte do setor. Procurada, a companhia não se manifestou. Operação não é simples Segundo Sérgio Araujo, presidente da Abicom, associação dos importadores, o Brasil não importa diesel da Rússia atualmente. Para colocar a operação de pé, seria necessário vencer dificuldades como o valor do seguro da carga e até mesmo a forma de pagamento, já que o sistema bancário russo está parcialmente desconectado dos sistemas internacionais que utilizam o dólar como moeda de troca. Outra fonte do setor ressalta que as empresas que atuam no segmento de distribuição no Brasil, com acionistas ou sede na Europa ou nos Estados Unidos, precisariam de uma autorização especial.
Conheça as refinarias que a Petrobras decidiu vender 11 fotos Conheça as refinarias que a Petrobras decidiu vender A compra de derivados de petróleo é feita por meio de traders. As empresas do segmento que atuam no Brasil, mas têm sede nos EUA ou na Europa, não podem fazer negócios com a Rússia em razão das sanções econômicas impostas após a invasão da Ucrânia. Planos de saúde: Operadoras não poderão mais limitar sessões de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional A Rússia pode descontar o preço do frete na venda do diesel a fim de se equiparar ao valor do produto oriundo do Golfo, de acordo com fontes do mercado. Segundo o executivo de uma distribuidora, a importação da Rússia é inexistente hoje por uma questão de preço. Atualmente, a maior parte do diesel importado pelo Brasil vem do Golfo do México, por uma questão de logística e menor custo de transporte.
Porém, desde o início da Guerra na Ucrânia, a oferta de diesel no mercado vem se tornando mais restrita. Hoje, o estoque de diesel no país, sem considerar importações, seria suficiente para abastecer o mercado por apenas 48 dias. Na avaliação de integrantes do governo, o Brasil deve ser livre para fazer negócios com o mundo todo. Esse ponto é lembrado por Edmar Almeida, professor do Instituto de Energia da PUC-Rio. Ele destaca que o governo brasileiro já deixou claro que não apoia sanções contra a Rússia, portanto não vê risco na operação: — O Brasil não está apoiando as sanções contra a Rússia.
Não faz sentido não se alinhar com a Europa e deixar de comprar. Mas não acho que, se comprar (petróleo russo), vai ter algum efeito sobre o alinhamento dos preços com o mercado internacional. A restrição na oferta de diesel no segundo semestre é um fenômeno global. No Brasil, coincidiria com o período da safra agrícola, o que poderia ter impacto sobre os preços dos alimentos. Além disso, é o combustível usado no transporte público.
Uma crise por escassez de diesel a menos de três meses da eleição é tudo que o governo busca evitar no momento. Na avaliação de fonte da área diplomática, o abastecimento do produto é prioridade total e qualquer erro poderia ter consequências graves para o governo em ano eleitoral. No primeiro semestre, o país aumentou em 91,8% suas importações da Rússia, de acordo com dados do Ministério da Economia. Do total de itens comprados daquele país, 77% são adubos e fertilizantes, que registraram alta de 172% nas aquisições. .