Vendas de etanol das usinas caíram 29% na primeira metade de janeiro

VEM Conveniência, joint venture da Americanas e Vibra, inicia operações em todo Brasil
02/02/2022
Arrecadação do ICMS bate recorde com altas da conta de luz e da gasolina
02/02/2022
Mostrar tudo

Valor Econômico

As vendas de etanol feitas pelas usinas do Centro-Sul começaram 2022 ainda mais fracas do que o ano passado. Na primeira quinzena de janeiro, foram comercializados 886,3 milhões de litros do biocombustível, uma queda de 29% em relação ao mesmo período da safra passada, de acordo com a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica).

Com a falta de competitividade do etanol hidratado em relação à gasolina, a comercialização do produto no mercado interno despencou. O recuo na comparação anual foi de 45,4%, para 448,3 milhões de litros.

No caso do etanol anidro (que é misturado ao combustível fóssil) vendido no país, o volume comercializado subiu 6,8%, para 414,5 milhões de litros.

As vendas para o mercado externo também continuaram fracas. O volume total vendido na quinzena ficou em 23,4 milhões de litros, recuo de 43,8%.

Não ocorreu moagem de cana na primeira metade do mês. Houve registro, porém, de produção de 145 milhões de litros de etanol, decorrentes do processamento de milho. Na comparação com o mesmo período da safra passada, o volume foi 15,2% maior. Do total, 111 milhões de litros foram de etanol hidratado e 34 milhões de litros de etanol anidro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *