Usinas de cana do Nordeste se unem em central de cooperativas

Ônibus elétricos que irão circular no Subúrbio Ferroviário de Salvador realizam primeira viagem teste
03/11/2020
Produção de biodiesel do Brasil cresce 8,5% em 2020, diz Abiove
03/11/2020
Mostrar tudo

Valor Econômico

Quatro usinas de cana-de-açúcar do Nordeste anunciaram hoje a criação de um conglomerado cooperativista, que ainda não tem nome, mas já sai, de largada, com participação de 6% em um mercado total de 50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processada por safra na região. A iniciativa tem o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

As quatro usinas, duas de Pernambuco e duas de Alagoas, são geridas por cooperativas, sendo elas a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf), Cooperativa dos Produtores de Cana de Açúcar da Mata Sul (Cooafsul), Cooperativa Pindorama e Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale do Satuba (Coopervales), cujas usinas Coaf-Timbaúba, CooafSul-Ribeirão, Pindorama-Cururipe e a própria Coopervales trabalharão em parceria.

A entrada em operação do negócio está programada para acontecer na próxima safra. Segundo os idealizadores da inciativa, a central de usinas cooperativadas busca potencializar o plano de negócios das quatro unidades envolvidas, que continuarão com sua autonomia na gestão interna, mas passarão a atuar em bloco no mercado. Isto tanto na compra de insumos para as fábricas e os canaviais dos cooperados, como na venda de etanol, açúcar, cachaça, energia etc.

Pelo cronograma definido em reunião na última quinta-feira (29), a assembleia de oficialização do empreendimento será realizada com os cooperados das quatro usinas até maio do ano que vem.

Além de Alexandre e Tarcísio Calábria (Coaf), os principais dirigentes da Pindorama (Klécio Santos), da CooafSul (Cacá e Luís Henrique) e da Coopervales (Túlio Tenório) aprovaram o plano de ação e vão leva-lo para discussão nos respectivos Conselhos de Administração das unidades industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *