Fonte: Reuters
Os preços médios de gasolina, diesel e etanol recuaram nos postos brasileiros nesta semana, após cortes consecutivos dos preços da Petrobras nas refinarias neste ano, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.
O movimento de baixa ocorre em meio a uma derrocada das cotações internacionais do petróleo e seus derivados no ano, por impactos do coronavírus sobre a demanda global e por uma guerra de preços entre sauditas e russos pelo mercado da commodity.
O preço médio do diesel —combustível mais consumido do país— recuou 1,6% nos postos nesta semana, ante a semana anterior, para 3,437 reais por litro.
Já o valor médio da gasolina nos postos caiu 2,3% na mesma comparação, para 4,298 reais por litro.
O etanol, concorrente da gasolina nas bombas, caiu 3,2% no período, para 3,039 reais por litro.
Responsável por quase 100% da capacidade de refino no Brasil, a Petrobras já cortou preços da gasolina em 43% em 2020, enquanto no diesel a redução acumulada é de cerca de 30%.
O repasse dos movimentos aos combustíveis nos postos, no entanto, não é automático e depende de diversas condições, como estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.