Combustível sobe até 3% na região em 45 dias, diz ANP

Programação do Assessores de Campo do Sindicombustíveis Bahia de 02 a 06 de Março
02/03/2020
Líder do governo Bolsonaro no Senado tenta alongar discussão sobre fim dos carros a combustíveis fósseis
03/03/2020

Fonte: Valor home

Combustível sobe até 3% na região em 45 dias, diz ANP
No bolso. Preço do combustível tem sofrido aumento na RMVale
Foto: /Divulgação
Entre 15 de janeiro e o final de fevereiro, o litro do etanol subiu 3,32% no Vale, com 1,82% na gasolina; diesel caiu de preço
Xandu [email protected] | @xandualves10
O preço dos combustíveis subiu até 3% no Vale do Paraíba entre 15 de janeiro e o final de fevereiro, segundo pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) em 103 postos.

No meio do período, petroleiros de todo o país paralisaram as atividades na Petrobras por 20 dias. O movimento foi suspenso há pouco mais de uma semana, após acordo mediado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Nesse intervalo de 45 dias, desde 15 de janeiro, o preço médio do etanol foi o que mais subiu na região, com alta de até 3,32%.

O valor foi registrado em Caraguatatuba, com o preço médio do litro subindo de R$ 3,343 para R$ 3,454, no entanto podendo chegar a R$ 3,594 na cidade.
Em Cruzeiro, o preço médio do etanol aumentou 3,09% no mesmo período. O combustível também ficou mais caro em outras cidades: Taubaté (2,74%), Caçapava (2,6%), Lorena (2,34%), Guaratinguetá (2,08%), Jacareí (1,54%) e São José dos Campos (1,14%).
A gasolina acumulou alta de até 1,82% na região no período, passando de R$ 4,241 para R$ 4,318 em Caçapava, mas podendo chegar a R$ 4,779.

Caraguatatuba registrou alta de 1,52% no preço médio do litro da gasolina, com aumento de 1,10% em Pindamonhangaba, 0,7% em Jacareí, 0,63% em Taubaté e 0,49% em Guaratinguetá. Em São José, o litro da gasolina ficou ligeiramente mais barato: -0,02%.

Tendo liderado o aumento dos combustíveis em 2019, na comparação com 2018, com alta de 24% no Vale, o preço médio do litro do diesel recuou até 3,22% na região neste ano. O valor caiu de R$ 3,784 para R$ 3,662 em Pindamonhangaba, com -2,85% em Guaratinguetá, -1,6% em Jacareí, -0,51% em São José. Na contramão, o litro do produto subiu 0,46% em Taubaté.

O preço médio do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) –o gás de cozinha–, do botijão de 13 quilos, subiu até 3,36% na região desde meados de janeiro, passando de R$ 61,84 para R$ 63,92, em Guaratinguetá, mas podendo chegar a R$ 78..
Assinar OVALE é
construir um Vale melhor
OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.