Fonte: Valor Econômico
A Ultrapar, dona da rede de postos Ipiranga, da distribuidora de gás Ultragaz e de uma das histórias empresariais de maior sucesso na última década no Brasil, enfrenta um inédito período de críticas e indisposição do mercado. Depois de ter passado bem pelos piores anos da economia brasileira, com mais de uma década de crescimento contínuo, a companhia perdeu quase 50% de seu valor de mercado – nada menos do que R$ 22,5 bilhões desapareceram – apenas nos últimos seis meses. A empresa saiu de seu recorde de R$ 45,5 bilhões, em 1º de fevereiro,para os atuais R$ 23 bilhões, nível de preço de 2012.
Nesse mesmo período, o Índice Bovespa recuou 10,5%, para 76,5 mil pontos. A indisposição dos investidores com o grupo deve-se à redução da rentabilidade, a partir de 2017, com problemas na estratégia comercial e perda de mercado da Ipiranga, que responde por 85% da receita e 75% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) do grupo, além de questionamentos quanto à cultura corporativa para o futuro pós-Paulo Cunha. O executivo, que foi presidente do conselho de administração desde 1998 e da companhia até 2007, se transformou na identidade do negócio e anunciou, em maio, o afastamento da gestão do grupo, devido à piora em sua saúde.
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