Toyota vai investir cerca de R$ 200 bilhões para acelerar seu negócio de veículos elétricos

Movida abre estrutura para ‘abastecer’ carros elétricos em São Paulo
15/12/2021
Divididas, montadoras assumem infraestrutura para carro elétrico
15/12/2021
Mostrar tudo

O Globo

A Toyota quer que o mundo saiba que ela leva a sério a competição no mercado de veículos elétricos com bateria. A maior montadora do mundo está planejando investir 4 trilhões de ienes (US$ 35,2 bilhões ou cerca de R$ 200 bilhões) para turbinar seu negócio, com uma meta de vender 3,5 milhões de unidades anualmente até o final da década.
Em entrevista nesta terça-feira, o CEO Akio Toyoda disse que a montadora vai lançar 30 modelos elétricos até 2030, um avanço em relação ao plano anterior de lançar 15 EVs em todo o mundo até 2025.
As novas metas mostram que a Toyota pretende competir seriamente com a Tesla, a Volkswagen e outros rivais globais à medida que a indústria automobilística se distancia dos motores de combustão e entra em uma nova era de automóveis mais verdes.
O anúncio também reflete um impulso mais agressivo na arena elétrica da Toyota, que por anos questionou se o mundo – fora de partes dos EUA e da Europa – está realmente pronto para EVs.
Além disso, a Toyota também injetará outros 4 trilhões de ienes em investimentos em carros híbridos e com células de combustível, elevando o valor total dedicado aos esforços de eletrificação para 8 trilhões de ienes.
Isso se compara a um anúncio recente da Nissan de investir 2 trilhões de ienes no desenvolvimento de EVs e um compromisso da VW de investir cerca de 52 bilhões de euros (US$ 58,6 bilhões) no desenvolvimento e produção de novos veículos elétricos, o maior impulso da indústria.
“Em vez de prever o futuro, queremos estar prontos para qualquer mudança”, disse Toyoda. “Até que o caminho à frente esteja claro, queremos oferecer aos nossos clientes uma gama de opções.”
Questionado sobre por que a Toyota decidiu atualizar suas metas, Toyoda disse que as novas políticas de energia anunciadas pelas nações na cúpula da COP26 no início deste ano levaram a montadora a atualizar suas metas.
“À medida que as políticas se tornavam claras, pensamos em nossas próprias políticas e chegamos a essa nova figura”, disse Toyoda.
A Toyota tem demorado a lançar carros elétricos para o mercado de massa em comparação com seus pares europeus, optando por investir em uma ampla gama de veículos que reduzem as emissões, de híbridos a carros movidos a hidrogênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *