Fonte: O Globo Online
Roma, uma das cidades italianas com transito mais carregado e onde há centenas de monumentos antigos ao ar livre ameaçados pela poluição, planeja proibir carros a diesel de circular nas ruas de seu centro a partir de 2024, informou a prefeita romana, Virginia Raggi.
Virginia anunciou a decisão em seu Facebook na terça-feira: “Se queremos interferir seriamente, temos de ter coragem para adotar medidas fortes”.
Enquanto isso, o governo federal da Alemanha tentar ir na direção contrária. O governo alemão discutiu na quarta-feira (28) formas para evitar proibições aos poluentes veículos a diesel em grandes cidades, buscando garantias a montadoras e motoristas depois de uma Corte decidir que autoridades locais poderiam bani-los.
A decisão de terça-feira dando sinal verde às cidades envergonhou o governo de Angela Merkel, criticado por ter ligações próximas com a indústria automotiva, que emprega 800 mil pessoas, e põe mais pressão sobre o setor para fazer modificações caras nos veículos.
Na Alemanha, onde os motoristas esperam dirigir carros potentes em cidades e em rodovias sem limite de velocidade, quaisquer restrições serão impopulares. Mas a qualidade do ar ainda é uma grande preocupação.
O governo de Merkel tenta evitar o prospecto de proibições espalhadas que poderiam, dizem as empresas, reduzir o valor de revenda de até 15 milhões de veículos no maior mercado de automóveis da Europa.
— Este é um tópico complicado. Há situações diferentes em cidades diferentes — disse à Reuters o porta-voz do governo Steffen Seibert.
ROMA TEM RODÍZIO DE CARROS
Cerca de dois terços do 1,8 milhão de carros novos vendidos na Itália em 2017 eram movidos a diesel, de acordo com dados da indústria. Como Roma não tem grandes indústrias, quase toda a poluição do ar na capital italiana vem dos automóveis.
A cidade tenta, regularmente, proibir a circulação de veículos mais antigos e mais poluidores em dias nos quais a poluição alcança níveis críticos. Roma também já tentou reduzir as emissões de gases prejudiciais com rodízio de carros segundo as placas.
Fonte: Reuters