Estadão
Os principais produtos da cana-de-açúcar estão com tendências de preços opostas, apesar do período de entressafra. Enquanto o álcool continua ganhando preço semana após semana, o açúcar tem registrado valores menores, segundo o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Conforme os pesquisadores, o indicador Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, retornou ao patamar do começo de outubro de 2024, período em que ainda se estava produzindo açúcar. “O recuo dos preços está atrelado à pressão de baixa exercida por compradores”, indica o Cepea.
Para o tipo Icumsa 150, as usinas têm conseguido segurar os preços, devido à disponibilidade de lotes para pronta-entrega, já que esse tipo de açúcar foi muito exportado. Porém, para o tipo Icumsa 180, as usinas têm cedido aos preços colocados pelos compradores.
No caminho contrário, o etanol, tanto hidratado como anidro, seguem em alta. Nas negociações em São Paulo, o hidratado está nessa tendência desde a segunda quinzena de dezembro. Já o anidro, segue a curva de alta desde a virada do ano.
“O suporte vem da demanda aquecida e da postura firme do vendedor. Agentes de usinas consultados pelo Cepea tentam comercializar o biocombustível a preços mais altos e alcançam sucesso. Especialmente no mercado spot paulista, a oferta está menor, ao passo que a demanda está aquecida”, afirmam os pesquisadores.
Na primeira semana de fevereiro, o indicador Cepea/Esalq para etanol hidratado fechou em R$ 2,8337 por litro, livre de ICMS e PIS/Cofins. Isso representa um aumento de 0,39% em relação à semana anterior. O indicador do etanol anidro terminou a semana com uma alta de 2,09%, fechando em R$ 3,2882 por litro, sem impostos.
Fonte: https://agro.estadao.com.br/cotacoes/periodo-de-entressafra-tem-acucar-em-queda-e-etanol-com-valorizacao