Lubrax+ e BR Mania avançam no ranking das maiores franquias do Brasil em 2024

Petrobras contrata sondas para construção de novos poços em campos terrestres na BA 
07/02/2025
Ultra prevê investimentos orgânicos de R$2,54 bi em 2025
07/02/2025
Mostrar tudo

 AutoMundo 

A rede Lubrax+, especializada em serviços automotivos, subiu da 6ª para a 5ª posição no ranking de 2024, com 1.685 unidades em operação. Já a BR Mania, reconhecida por sua atuação em lojas de conveniência em postos de combustível, avançou da 11ª para a 9ª posição, com 1.402 unidades. Esse desempenho reforça a tendência de crescimento do segmento de franquias em postos de gasolina, que tem se mostrado um modelo de negócio rentável e estratégico para otimizar espaços e ampliar a oferta de serviços aos consumidores.

Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 2025. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta quarta-feira, 5, o ranking das maiores franquias do país em 2024, destacando o crescimento significativo de marcas como Lubrax e BR Mania, que consolidaram suas posições entre as 10 maiores redes do setor. O setor de franquias encerrou o ano com um faturamento recorde de R$ 273 bilhões, registrando um crescimento de 13,5% em relação a 2023.

A presença da Lubrax+ e da BR Mania entre as 10 maiores franquias do país reflete a força dessas marcas em seus respectivos segmentos. A Lubrax+ tem se destacado pela expansão de sua rede de serviços automotivos e o atendimento personalizado, enquanto a BR Mania consolida sua posição como uma das principais redes de lojas de conveniência, aproveitando a sinergia com postos de combustível para oferecer uma experiência completa aos consumidores dos Postos Petrobras, marca licenciada à Vibra.

A Lubrax+ e a BR Mania são duas das franquias mais promissoras do mercado brasileiro. Essas redes não apenas oferecem oportunidades de negócios rentáveis, mas também contam com o respaldo de uma das marcas mais reconhecidas e confiáveis do setor.

Com um investimento inicial estimado em R$ 160 mil, o franqueado de Lubrax+ conta com um faturamento mensal médio de R$ 65 mil e um lucro médio de R$16 mil (24% de margem), a franquia oferece um retorno do investimento em até 24 meses. O contrato tem duração média de 5 anos, e a cobrança de royalties é de apenas 5% sobre o faturamento mensal. Esta é uma opção sólida para quem busca um negócio consolidado e em expansão no segmento automotivo.

Publicidade (IA2)

Publicidade (IA2)

Já a BR Mania, rede de lojas de conveniência, exige um investimento inicial a partir de R$ 200 mil e proporciona um faturamento médio mensal de R$ 120 mil, com lucros entre 10% e 12%. O prazo de retorno do investimento é estimado em 36 meses e o contrato tem duração de 5 anos. A franquia cobra royalties de 5% sobre o faturamento bruto (exceto para tabaco, que tem taxa de 2%), resultando em uma média ponderada de apenas 4%, uma das mais baixas do mercado.

Além disso, o levantamento da ABF revelou que o setor de franquias em postos de gasolina está em plena ascensão, com modelos de negócios que combinam conveniência, serviços e otimização de espaços. Esse cenário tem impulsionado o crescimento de redes como Lubrax+ e BR Mania, que continuam a expandir suas operações em todo o território nacional.

O ranking completo das 50 maiores franquias do Brasil, divulgado pela ABF, consolida o franchising como um dos pilares do empreendedorismo no país, com um total de 197.709 unidades em operação. O crescimento do setor reflete a resiliência e a capacidade de adaptação das redes frente aos desafios do mercado, além da confiança dos investidores em modelos de negócios consolidados e em expansão. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a principal entidade representativa do setor de franchising no Brasil, responsável por promover e fortalecer o modelo de negócios por meio de pesquisas, eventos e ações que fomentem o crescimento do setor.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Zeg Biogás, a Evolua e a EzVolt.

No mercado automotivo, a empresa detém a licença da marca Petrobras, formando uma rede com mais de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, com franquias como BR Mania e Lubrax+. Presença em todas as regiões, a Vibra atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo, incluindo aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos. A Vibra possui a maior planta de lubrificantes da América Latina e é reconhecida pela marca Lubrax. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui

Fonte: InPress PNI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *