ICL estima que 220 mil m³ de diesel foram vendidos com menos biodiesel no PR e SP no 6º bimestre

PF apura controle de postos de combustível por facções
07/02/2025
Gás natural: ANP aprova consulta prévia visando nova regulamentação sobre tarifas de transporte
07/02/2025
Mostrar tudo

BiodieselBR.com 

Cerca de 220 mil m³ de óleo diesel podem ter sido vendidos com menos biodiesel do que deveriam no 6º bimestre do ano. E isso apenas nos mercados de São Paulo e do Paraná. A estimativa é do Instituto Combustível Legal (ICL) a partir de seu programa Cliente Misterioso – veículos que se passam por clientes comuns, equipados com um sistema que permite coletar amostras de combustíveis vendidos nos postos.

De acordo com a entidade, há tempos o mercado tem suspeitas de que a quantidade de fraudes relacionadas ao mandato de biodiesel vem aumentando. Os números da ANP já permitem ter um vislumbre disso. Pelas contas da agência reguladora, foram vendidos 67,2 milhões de óleo diesel no mercado brasileiro, o que – descontados os 1,33 milhão de m³ de óleo diesel marítimo, isento da mistura de biodiesel – gerou a demanda de 9,03 milhões de m³ de biodiesel puro.

Além disso, o Brasil exportou um pouco mais de 75,5 mil m³ de biodiesel no ano passado.PUBLICIDADE

Isso coloca a demanda total do mercado brasileiro um pouco acima da marca dos 9,1 milhões de m³, volume superior tanto aos 8,88 milhões de m³ que foram entregues ao longo do ano passado quanto aos 9,03 que as usinas declararam ter fabricado no período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *