O Estado de São Paulo
O setor de franquias em postos de gasolina está em crescimento acelerado no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento mais que dobrou sua participação, passando de 5,2% das franquais em 2023 para 11,7% em 2024.
Como destaca Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical Scale-Up do Ecossistema 300 Franchising, a inclusão de franquias em postos de gasolina, especialmente os de maior porte, visa otimizar o espaço e aumentar a rentabilidade, aproveitando áreas subutilizadas.
“Para os franqueados, essa localização estratégica garante um fluxo constante de clientes, semelhante ao de shoppings ou supermercados, sem grandes custos de aquisição.”
O especialista ainda destaca que, ao diversificar os serviços, com opções como alimentação e lavagem de roupas, o posto se torna mais atrativo e conveniente.
“Franquias de marcas reconhecidas atraem seu público fiel, elevando o fluxo de pessoas e impulsionando as vendas de combustível, além de agregar valor à imagem do posto, transmitindo modernidade e sofisticação. O posto também pode se beneficiar de parcerias estratégicas com as franquias.”
“Em postos menores, a limitação de espaço geralmente leva à escolha de uma única franquia, como as lojas de conveniência, que oferecem variedade em áreas compactas. Para o franqueado, isso significa um ponto de venda com alto tráfego e visibilidade, e custos operacionais potencialmente menores. A escolha da franquia ideal depende de fatores como espaço disponível, perfil do público, localização e estratégia do posto e do franqueado”, explicou.
As opções abaixo são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão.
Confira opções de franquias para operar em postos de gasolina. Os dados são das empresas.
1. Mundo Di Chocolate
Tem fondue express, produtos à base de cacau sustentável, gelato natural, milkshake, sorvete, açaí e salada de frutas. A rede oferece franquias nos formatos de quiosques para shoppings ou carrinhos móveis para deslocamento, ideais para atrair um público variado.
Modelo Carrinho
Modelo Quiosque
2. Lubrax+
Rede de franquias de troca de óleo e serviços automotivos dos postos Petrobras.
3. Maria Açaí
Especializada em açaí artesanal, tem diferentes formatos de franquia, como o Container Pocket e o Container Padrão, ideais para espaços abertos como centros comerciais, estacionamentos, postos de gasolina e praias.
4. Açaí do Rão
A franquia tem dois modelos de negócios: loja de shopping e quiosque.
Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 180 mil (quiosque)
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Royalties/mês: 6%
Unidades em operação: 12
5. Milky Moo
Especializada em milkshakes, tem três formatos de franquia: quiosques, lojas de rua e lojas em shopping.
6. BR Mania
Lojas de conveniência dos postos Petrobras.
7. Lavô
Lavanderias self-service.
8. Sal e Brasa Grill Express
Especialista em grelhados.
9. Croasonho
Especializada em croissants recheados, doces e salgados, com opções de pratos executivos e sobremesas. Tem diferentes modelos, incluindo lojas de rua e shopping.
10. Griletto
Especialista em grelhados e parmegianas.
11. Montana Grill
Especializada em carne.
12. Jin Jin
Rede de culinária asiática fast-food.
13. Oliver’s Pizza
A pizzaria tem dois modelos de negócios voltados para postos de gasolina.