Franquias em postos de gasolina: Veja opções, faturamento e quanto custa para ter um negócio em 2025

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O Estado de São Paulo

O setor de franquias em postos de gasolina está em crescimento acelerado no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento mais que dobrou sua participação, passando de 5,2% das franquais em 2023 para 11,7% em 2024.

Como destaca Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical Scale-Up do Ecossistema 300 Franchising, a inclusão de franquias em postos de gasolina, especialmente os de maior porte, visa otimizar o espaço e aumentar a rentabilidade, aproveitando áreas subutilizadas.

“Para os franqueados, essa localização estratégica garante um fluxo constante de clientes, semelhante ao de shoppings ou supermercados, sem grandes custos de aquisição.”

O especialista ainda destaca que, ao diversificar os serviços, com opções como alimentação e lavagem de roupas, o posto se torna mais atrativo e conveniente.

“Franquias de marcas reconhecidas atraem seu público fiel, elevando o fluxo de pessoas e impulsionando as vendas de combustível, além de agregar valor à imagem do posto, transmitindo modernidade e sofisticação. O posto também pode se beneficiar de parcerias estratégicas com as franquias.”

“Em postos menores, a limitação de espaço geralmente leva à escolha de uma única franquia, como as lojas de conveniência, que oferecem variedade em áreas compactas. Para o franqueado, isso significa um ponto de venda com alto tráfego e visibilidade, e custos operacionais potencialmente menores. A escolha da franquia ideal depende de fatores como espaço disponível, perfil do público, localização e estratégia do posto e do franqueado”, explicou.

As opções abaixo são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão.

Confira opções de franquias para operar em postos de gasolina. Os dados são das empresas.

1. Mundo Di Chocolate

Tem fondue express, produtos à base de cacau sustentável, gelato natural, milkshake, sorvete, açaí e salada de frutas. A rede oferece franquias nos formatos de quiosques para shoppings ou carrinhos móveis para deslocamento, ideais para atrair um público variado.

Modelo Carrinho

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 69 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 35% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: A partir de 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.450
  • Unidades em operação: 50

Modelo Quiosque

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 30% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: A partir de 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 2.250 ou 5%
  • Unidades em operação: 50

2. Lubrax+

Rede de franquias de troca de óleo e serviços automotivos dos postos Petrobras.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: Até 24 meses
  • Prazo de contrato: Média de 5 anos, mas pode variar de acordo com contrato do posto
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 1.685 ativas + 52 em implantação

3. Maria Açaí

Especializada em açaí artesanal, tem diferentes formatos de franquia, como o Container Pocket e o Container Padrão, ideais para espaços abertos como centros comerciais, estacionamentos, postos de gasolina e praias.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 170 mil (Pocket)
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil a 100 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 30% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.500
  • Unidades em operação: 70

4. Açaí do Rão

A franquia tem dois modelos de negócios: loja de shopping e quiosque.

Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 180 mil (quiosque)
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Royalties/mês: 6%
Unidades em operação: 12

5. Milky Moo

Especializada em milkshakes, tem três formatos de franquia: quiosques, lojas de rua e lojas em shopping.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 190 mil (quiosque)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil (quiosque)
  • Lucro médio mensal: 15% a 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 422

6. BR Mania

Lojas de conveniência dos postos Petrobras.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: 10% a 12%
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% em cima do faturamento bruto, exceto para a categoria tabaco que é 2% em cima do faturamento bruto.
  • Unidades em operação: 1.402

7. Lavô

Lavanderias self-service.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil (incluindo taxa de franquia, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 20 mil e R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: cerca de 60%
  • Prazo de retorno do investimento: em média, 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Unidades em operação: mais de 600

8. Sal e Brasa Grill Express

Especialista em grelhados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 350 mil a R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 217 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 43

9. Croasonho

Especializada em croissants recheados, doces e salgados, com opções de pratos executivos e sobremesas. Tem diferentes modelos, incluindo lojas de rua e shopping.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 2% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 53

10. Griletto

Especialista em grelhados e parmegianas.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 4% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 150

11. Montana Grill

Especializada em carne.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 120

12. Jin Jin

Rede de culinária asiática fast-food.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 70

13. Oliver’s Pizza

A pizzaria tem dois modelos de negócios voltados para postos de gasolina.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 700 mil (Modelo Premium) a R$ 820 mil (Modelo Oliver’s House)
  • Faturamento médio mensal: R$ 225 mil a R$ 515 mil
  • Lucro médio mensal: 14% a 16% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% + 2,5% para marketing
  • Unidades em operação: 8

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