Por Jornal Nacional
Estima-se que apenas no ano passado foram adulterados com o metanol aproximadamente 30 milhões de litros de gasolina e de etanol em todo o país. Esse volume de combustível corresponde ao abastecimento médio de 1,5 milhão de veículos neste período.
A olho nu não dá para saber. É preciso que a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo recolha amostras nos postos de gasolina e aplique reagentes para checar se o combustível está batizado.
O Jornal Nacional acompanhou uma simulação com fiscais da ANP. Se a cor fica roxa, tem metanol na mistura. E isso é problema. Usado principalmente como solvente na indústria química, o metanol é proibido por lei de ser adicionado aos combustíveis.
“Quando você mistura, o motor do veículo começa a corroer, você não tem condições de rendimento do veículo adequado e, com o tempo, você vai ter que fazer uma retificação no próprio motor do veículo. Além dos grandes riscos para a saúde que esse produto traz. É um produto que pode causar cegueira, é um produto que pode, inclusive, se um frentista passar na mão, ter problemas químicos na pele. Portanto, não é de forma alguma para ser usado”, afirma Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.
Estima-se que apenas em 2023 foram adulterados com o metanol aproximadamente 30 milhões de litros de gasolina e de etanol em todo o país. Esse volume de combustível corresponde ao abastecimento médio de 1,5 milhão de veículos nesse período.
A Agência Nacional do Petróleo estranhou o crescimento no volume de importações do produto em 2023 e resolveu investigar.
“[Detectamos] Indícios de que metanol estava sendo direcionado para indústrias que não tinham essa capacidade de produção. Portanto, não tinham porque receber tanto metanol, sendo desencaminhado para fraude nos combustíveis”, diz Rodolfo Saboia, diretor-geral da ANP.
O número de infrações é recorde desde que a ANP começou a fazer esse tipo de fiscalização, em 2017.
Autos de infração por uso de metanol registrados pela ANP desde 2017. — Foto: Reprodução/Jornal Nacional
“O primeiro procedimento é a interdição total do posto. É cessar a prática criminosa. É lavrado um auto de infração que pode gerar uma multa que varia de R$ 5 mil podendo chegar a R$ 5 milhões”, afirma Ary Bello, coordenador de fiscalização da ANP.
“A gente, como usuário, a gente não têm acesso a possibilidades de checar se tem metanol ou não. É uma situação de fragilidade. Mais uma no trânsito”, afirma o médico Alexandre Cerqueira.
Segundo o presidente do Instituto Combustível Legal, o consumidor quanto maior a promoção do posto, maior o risco.
“Você vê ofertas com preço muito abaixo da média de mercado, desconfie. Peça nota fiscal, porque aí depois, se acontecer alguma coisa com seu veículo, você pode direto nas agências com a ANP, no MP”, explica Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.
“Quando está barato demais, eu não abasteço. Vou para outro posto de gasolina. Não tem erro”, conta o motoboy Adenilson Junior.