SIM Distribuidora compra operações de distribuição de combustíveis da TotalEnergies no Brasil

ExxonMobil vai investir R$ 24 milhões em pesquisa de transporte de hidrogênio no Brasil
18/10/2024
Petrobras responde concorrentes com 2ª mudança na política de preços do gás natural em 2024
18/10/2024

Eixos

A SIM Distribuidora, do grupo Argenta, anunciou a aquisição das operações de distribuição de combustíveis da TotalEnergies no Brasil.
Com a compra, a SIM amplia a atuação para além da região Sul, com a entrada no Centro-Oeste e o fortalecimento da presença no Sudeste.
A aquisição envolve uma operação que negocia cerca de 1 bilhão de litros por ano em 40 terminais. A rede da TotalEnergies tem 240 postos de combustíveis, duas filiais de TRR (sigla para transportador-revendedor-retalhista) e 17 bases de armazenamento de combustíveis e etanol.
Fundada na França, a TotalEnergies opera no Brasil há quase 50 anos, sobretudo na área de exploração e produção de petróleo e gás.
Neco Argenta, presidente do SIM, destacou que a aquisição marca um novo momento na trajetória da empresa.
“Com esta aquisição, a Argenta expande a sua atuação definitiva e consolidada para o país. Estamos escrevendo um novo capítulo da nossa trajetória, colocando a SIM Distribuidora entre os maiores players brasileiros em seu ramo de atuação”, disse.
A transação teve assessoria financeira da Bateleur e aguarda análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O grupo Argenta prevê um faturamento de 18 bilhões em 2024. Fundado em 1985, é formado por dez empresas, sendo sete delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes.