Grupo SIM, de combustíveis, capta R$ 100 milhões com fundo de recebíveis

Sindicombustíveis Bahia e Bahiagás fazem ação com motoristas sobre segurança no abastecimento de GNV
17/07/2023
Petróleo cai mais de 1,5% com temores sobre demanda após dados econômicos fracos da China
18/07/2023

Valor Econômico

O grupo gaúcho SIM se tornou o primeiro no varejo nacional de combustíveis a ingressar no mercado de capitais mediante a cessão de títulos de crédito.
A partir do lançamento do Argenta Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), a ambição das Empresas SIM é montar uma carteira de até R$ 500 milhões em três ou quatro anos.
O primeiro fundo, de até R$ 100 milhões, foi constituído a partir de contas a receber do grupo e parte com R$ 75 milhões em cotas sêniores subscritas pelo Banco Votorantim.
Em nota, o presidente das Empresas SIM, Neco Argenta, diz que o grupo optou, neste momento, por levantar recursos via mercado de dívida, com um fundo fechado, e não no mercado de ações.
“Além de ser uma forma de captar recursos para nosso crescimento, as inúmeras diretrizes que precisam ser cumpridas para estruturar um fundo e a participação de auditoria e agência de rating asseguram credibilidade [ao grupo]”, diz.
Segundo o diretor de serviços financeiros e tesouraria Oliver Markus d’Haese, a constituição do fundo evidencia como a empresa se estruturou nos últimos anos.
“Esse é apenas o ponta pé inicial para um movimento estratégico. Projetamos atuar cada vez mais com produtos de médio a longo prazo no mercado de capitais”, afirma.
Fundada em 1985, a SIM atua no varejo e distribuição de combustíveis, lojas de conveniência, lubrificantes e serviços financeiros.