Para prosseguir com a tratativas sobre as diferenças de medição do GNV nos postos de combustíveis da Bahia e a expansão do mercado baiano, representantes do Sindicombustíveis Bahia, Bahiagás e Associação dos Organismos de Inspeção no Estado da Bahia voltaram a se reunir com o Secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, nesta última segunda-feira (27/06).
Esta reunião foi para apresentar o desenvolvimento das propostas discutidas anteriormente. A Bahiagás confirmou que, juntamente com o Sindicombustíveis Bahia, irá promover o treinamento dos frentistas que atuam no abastecimento de GNV a partir do mês de agosto. E que ainda aguarda o resultado do trabalho de apuração do Inmetro de checagem das distorções de medição do gás entre os postos e a concessionária.
O Sindicombustíveis Bahia apresentou o Projeto de Norma Técnica que será desenvolvido junto ao Senai/Cimatec para alterar a medição do GNV nos dispensers dos postos de combustíveis, usando os mesmos parâmetros do faturamento da Bahiagás. As instituições ficaram de analisar o projeto e será elaborado o Termo de Referência, ainda no mês de julho, para poder efetivar o convênio com o Senai/Cimatec.
A Associação dos Organismos de Inspeção no Estado da Bahia informou que possui um estudo que aponta que 35% dos veículos que utilizam gás natural na Bahia não certificaram a instalação, ou seja, não possui documentação de que o veículo possui kit GNV e, assim, não são inspecionados.
O Secretário Marcus Cavalcanti disse que a Seinfra desenvolverá uma campanha de informação junto às polícias para incluir os itens de GNV dos veículos nas operações de fiscalização.
“O Sindicombustíveis Bahia vai continuar com esse diálogo na busca do mercado cada vez mais regularizado de GNV. Acreditamos que, com essas parcerias e o envolvimento de todos os órgãos, estamos indo no caminho certo para fomentar o setor”, afirmou Walter Tannus Freitas, presidente do Sindicombustíveis Bahia.
Assessoria de Comunicação do Sindicombustíveis Bahia