Valor Econômico
A eletrificação dos automóveis é um caminho sem volta. A maior parte dos fabricantes já fixou datas para o fim da produção de carros a combustão, que variam entre 2030 e 2040. O Brasil, está, no entanto, atolado num ambiente desordenado. O governo não oferece direções e as empresas estão divididas. De um lado, as montadoras com forte estrutura industrial buscam alternativas para prorrogar a produção de carros a combustão, aproveitando a tecnologia do etanol. Já as que defendem que o país siga a tendência mundial decidiram assumir todo o investimento na instalação de infraestrutura de recarga.
As marcas de luxo, que concentram as vendas de carros 100% elétricos, ajudam o consumidor a colocar equipamentos de recarga rápida em casa ou no escritório e têm espalhado pontos em áreas de circulação urbana pública, como shoppings e supermercados.Mas pegar uma estrada em carro elétrico no Brasil ainda é um desafio.
A Volvo Car anuncia hoje um plano para criar corredores de recarga em diversas rodovias. A primeira fase, que absorverá investimento de R$ 10 milhões, envolve rotas que ligam São Paulo a Minas Gerais, Rio, e também ao interior e litoral paulistas. Os trechos dessa fase inicial somarão 3.250 quilômetros e incluem o percurso da capital paulista a cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, Baixada Santista e São José do Rio Preto.
Outras quatro fases serão implantadas ao longo do próximo ano em outras partes do país. A empresa sueca também fechou parceria com a Ecorodovias, que administra nove rodovias, para instalação de “socorro” para o consumidor que “esquecer” de carregar a bateria ou tiver errado nos cálculos da autonomia do veículo. Nesse caso, uma carga rápida permitirá que ele percorra mais 50 ou 60 quilômetros, até chegar ao próximo ponto de recarga.
O plano da Volvo, que somará 13 pontos na primeira fase, traz um reforço a outras iniciativas semelhantes. Em 2018, a BMW lançou, em parceria com a companhia de energia EDP, um corredor, com seis pontos de carregamento, na Rodovia Presidente Dutra. Com o apoio da rede Ipiranga, as estações de recarga permitem uma viagem completa em carro elétrico de São Paulo até o Rio. O objetivo do projeto é cobrir o Estado de São Paulo e parte de Minas Gerais e de Brasília, numa rede de 2,5 mil km.
Por enquanto, o custo da energia fica por conta dos estabelecimentos onde os carregadores são instalados. Nas estradas, são postos de serviços com interesse de que o motorista pare ali para um café ou lanche enquanto recarrega as baterias do veículo. Em seus novos corredores de estrada, a Volvo promete recarga em 40 minutos na maioria dos modelos da marca.